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Desde 1995, nós levamos conhecimento de ponta e cultura produzidos na Ufes para o mundo, visando ao aperfeiçoamento tanto da comunidade acadêmica quanto da comunidade externa em âmbito regional, nacional e internacional.
Como cumprimos essa missão

Publicamos obras acadêmicas produzidas por pessoas vinculadas à Ufes, tanto em suporte físico quanto digital, nas mais diversas áreas do conhecimento.

livros em catálogo
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livros digitais disponíveis
gratuitamente
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Como você pode ler nossas obras

Os livros impressos são comercializados pela Edufes Livraria. Já as versões digitais dessas obras são disponibilizadas gratuitamente em nosso site e no Repositório Institucional da Ufes.

livros em média são vendidos
na Livraria anualmente
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pessoas leram nossos livros
em formato digital em 2020
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Mas a gente não para por aí

A Edufes promove diversos projetos a fim de fomentar a produção literária em língua portuguesa e aproximar o público das obras e dos autores que ela publica.

livros foram resgatados no âmbito do Projeto Bem-Livros em 2019 e 2020
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originais já foram inscritos no Prêmio Ufes de Literatura
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Onde queremos chegar

Queremos que a Edufes seja conhecida como uma editora e livraria que desempenha suas atividades alinhada às necessidades e expectativas de seus públicos, de forma eficiente e primando pela excelência técnica.

Por isso, uma nova cultura

Acreditamos que não é possível entregar serviços e produtos de excelência para os nossos públicos sem envolvê-los no dia a dia da Edufes. Por isso, estamos transformando processos e empregando recursos humanos e tecnológicos para ampliar ao máximo a participação da sociedade em nossas tomadas de decisão.

E uma equipe incrível

E o que vamos fazer pra chegar tão longe?

Plano estratégico 2020/2023

O planejamento estratégico da Edufes foi proposto por Willi Piske Junior, programador visual da editora. Esse trabalho fez parte do projeto de mestrado que ele desenvolveu no Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública da Ufes e propõe um método para implementar a orientação estratégica para a marca na Edufes. O processo se deu em cinco encontros presenciais, os quais contaram com a participação de todos os servidores ativos do setor. Durante as reuniões, houve palestras sobre a história do serviço público no Brasil e no mundo, gestão estratégica e gestão de marcas.
A equipe também mapeou e analisou os públicos da editora e da livraria, formalizou a missão, a visão e os valores do setor, realizou uma análise dos ambientes ocupados pela Edufes, identificou questões estratégicas que dificultam o cumprimento da missão e concebeu estratégias para solucioná-las. O documento gerado por esse processo registra o produto de cada etapa e lista as tarefas a serem executadas para que o setor exerça as funções que justificam sua existência de maneira mais eficiente e eficaz ao adotar como ponto de referência a gestão de sua marca.

Quais princípios nos guiam

Além dos valores presentes na Constituição Federal e no Código de Ética Profissional do Servidor Público, seguimos os seguintes princípios

Eficiência

Desempenhamos nossas atividades com competência técnica e presteza.

Inovação

Buscamos constante atualização e incentivo à criatividade para modernizar nossos processos.

Transparência

Queremos facilitar o acesso das pessoas à Edufes, desenvolvendo nossas ações de maneira transparente.

Diversidade

A diversidade que cultivamos no cotidiano da editora e da livraria se reflete em nossa política editorial e na composição do nosso catálogo.

Ética

Nossa conduta é pautada de acordo com princípios e valores éticos, com o objetivo de trabalhar de forma responsável, com clareza e lisura nos processos.

Excelência técnica

Nossa equipe possui capacitação e experiência nas áreas de administração, revisão, design e atendimento ao público, com foco em produção editorial e comercialização.

Democracia

Prezamos pela democratização do conhecimento e pelo envolvimento de todos os públicos no dia a dia da Edufes.

Nossos objetivos estratégicos

Os oito objetivos gerais que orientaram a formulação das estratégias que estamos adotando para alcançarmos nossa visão:

Ao estabelecer a gestão da marca da Edufes como ponto de referência para o alcance de seus objetivos estratégicos, a compreensão do que seus públicos esperam dela e como eles percebem seus esforços é vital para a execução do plano estabelecido. Por isso, a Edufes se compromete a criar maneiras de se comunicar e dialogar com os diferentes públicos que interagem com ela, para melhor atender as necessidades deles e, continuamente, colher dados para orientar a equipe sobre como melhorar os produtos e serviços oferecidos.
Ao tornar a gestão da marca da Edufes um ponto de referência para alcançar seus objetivos estratégicos, a editora assume que para criar uma boa reputação perante seus públicos não basta atender suas necessidades funcionais, mas é preciso também considerar seus desejos de ordem emocional e simbólica. Além disso, quando estabelece como sua missão a "difusão de conhecimento e cultura", entende-se que a atividade-fim da Edufes não se limita à produção de conteúdo editorial mas também fazer com que esse produto chegue ao máximo de interessados possível. Para tanto, a editora se compromete a rever e aprimorar todas as suas práticas de comunicação.

Para alcançar os demais objetivos estratégicos, a equipe da Edufes terá que desempenhar uma série de atividades que antes não eram realizadas na editora. Por isso, faz-se necessária a criação de um plano de capacitação para a equipe que contemple o aprendizado de habilidades e competências para realização dessas atividades.

Historicamente, a editora conta com um quadro funcional insuficiente para lidar com a alta demanda gerada pelo grande volume de pesquisa produzido pela Ufes. Além disso, o atual plano estratégico coloca como imperativo a realização de atividades que antes não eram desempenhadas e que estão relacionadas principalmente à difusão dos materiais produzidos pela editora. Para enfrentar esse grande desafio, a Edufes se compromete a buscar aumentar o número de colaboradores internos e externos.
A Edufes tem o desafio de iniciar uma série de novas atividades, além de manter as que já vêm sendo realizadas, para alcançar seus objetivos estratégicos. Por isso, se compromete a otimizar os processos internos, as atividades que ela realiza, o que permitirá melhorar o desempenho da editora, reduzindo custos, desperdícios, erros e atrasos, dando margem para a equipe desempenhar as novas atividades necessárias para aprimorar a difusão do conteúdo que ela publica.

Dada a configuração atual do quadro de funcionários da Edufes, uma única pessoa pode ficar responsável por projetos inteiros. Isso aumenta o risco de descontinuidade dessas ações em caso de férias, licenças, afastamentos ou quando há necessidade de realocar recursos humanos para lidar com demandas urgentes, o que pode impedir a implementação satisfatória do plano estratégico. Por isso, a Edufes se compromete a colocar em prática processos para reduzir esse risco.

Atualmente, a Edufes Livraria aceita pagamento apenas em espécie e por guia de recolhimento da União (GRU). Toda a equipe tem ciência de que o número limitado de formas de pagamento prejudica a experiência de seu público comprador e em certos casos impede pessoas de terem acesso aos livros publicados pela editora. Por isso, a Edufes se compromete a pensar soluções para ampliar ao máximo o número de formas de pagamento oferecidas.

A Edufes entende as vantagens e a importância da disponibilização de suas obras em formato digital. Por isso, há praticamente uma década, disponibiliza gratuitamente no Repositório Institucional da Ufes as obras que publica. Ao mesmo tempo, a editora defende a existência do livro impresso. A Edufes entende que esse formato oferece uma experiência sensorial, cultural e emocional única, facilita a concentração, memorização e a interação com o texto, por meio de anotações, marcações e consultas, para muitas pessoas. Além disso, permite que quem não possui acesso à internet ou a dispositivos eletrônicos possa acessar os conteúdos impressos da editora. Por isso, se compromete a pensar soluções para garantir a manutenção de recursos financeiros para impressão das obras.

Tudo o que me vinha, era só entreter um planejado. (...) No começo achei que era fantasia; mas que, com o seguido dos dias, se encorpava, e ia tomando conta do meu juízo: aquele projeto queria ser e ação!

Riobaldo em Grande Sertão: Veredas de Guimarães Rosa
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