Adauto Emmerich

A corporação odontológica e o seu imaginário

Trata-se de um trabalho que pode ser caracterizado como um estudo no campo da história da educação. Faz um resgate histórico do cirurgião-dentista desde a Idade Média, passando por Portugal e vindo para o Brasil no bojo do projeto colonial português, passando pelo período imperial quando, em 1884, surgem as primeiras escolas odontológicas brasileiras, chegando também ao período republicano. O estudo se completa com a análise do imaginário do personagem cirurgião-dentista, considerando: a cultura do odontocentrismo, a extração-mutilação dentária e a manipulação do imaginário social da corporação odontológica por meio do processo de legitimação social da profissão de cirurgião-dentista.

Data de publicação 01/01/2000

Seja o primeiro a avaliar “A corporação odontológica e o seu imaginário”

13 − seis =