Olá. Como podemos ajudar?

Atribuição de notas e redação de comentários na ficha de avaliação

Para cada um dos 14 critérios de qualidade, relevância e inovação, você deverá atribuir uma nota de 0 a 10, podendo aplicar notas decimais de meio ponto (por exemplo 9,5 ou 3,5 etc.). Considere esta escala:

10 a 9 = excelente;

8 a 7 = muito bom;

6 a 5 = bom;

4 a 3 = regular;

2 a 0 = ruim.

Os critérios de qualidade terão peso 3 no cálculo média ponderada; os critérios de relevância, peso 2; e os de inovação, peso 1.

A obra será considerada aprovada para publicação se obtiver média ponderada igual a ou acima de 7,0, ainda que apresente fatores que precisam ser melhorados. Se a obra alcançar média ponderada abaixo de 7,0, ela não será aprovada para publicação, mesmo se tiver fatores positivos.

O cálculo da média ponderada será feito pela Edufes, posteriormente ao recebimento da Ficha preenchida com as notas atribuídas por você.

No final da ficha, você encontrará 3 campos para detalhar a avaliação da obra:

• Em “Comentários gerais ao autor”, você pode escrever sobre o original em sua totalidade e sobre os pontos relevantes que influenciaram a avaliação, positiva ou negativamente.
  • Em “Sugestões ou alterações necessárias”, você pode relacionar as adequações pelas quais o original deve passar antes de ser publicado. Caso prefira escrever as sugestões e solicitações de alteração ao longo do arquivo de texto do original, basta informar essa escolha e depois nos enviar o original comentado, junto da ficha de avaliação, para que possamos enviá-lo ao autor. O preenchimento desse campo (ou o envio do arquivo de texto comentado) será obrigatório caso o original obtenha nota ≥ 7,0 e apresente pontos negativos que deverão ser corrigidos antes da publicação.
  • E em “Comentários à Editora”, você pode fazer observações que ajudarão o Conselho Editorial a se decidir pela publicação ou não da obra. O conteúdo escrito nesse campo não será enviado ao autor.

Sugestões são sempre bem-vindas

Além de avaliar o mérito do original e recomendar melhorias conforme os critérios de qualidade, relevância e inovação, você também pode fazer sugestões de caráter técnico, como adequação ou substituição do título, alteração da ordem dos capítulos ou seções, inclusão de ilustrações, mudanças na forma de apresentação dos dados (passar para tabelas e gráficos informações apresentadas textualmente, e vice-versa), redução do tamanho do original (com exclusão de trechos, partes ou capítulos), entre outras modificações.

Sumário
Sign in