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Introdução

A preparação de texto é uma leitura especializada do original quando se adequa a obra aos padrões editoriais da Edufes e se verificam questões gramaticais, semânticas, lexicais e ortográficas (incluindo a adequação ao novo acordo ortográfico, de 1990). O preparador é um profissional que se atenta também à coesão e à coerência do conteúdo e ajusta o estilo do texto, quando necessário. Como a preparação é a última leitura integral do texto antes da diagramação, o que ficar mal resolvido nesta etapa passará para as provas, resultando em retrabalho ou em um livro que não atinge plenamente seu objetivo de comunicação com o público leitor.

O profissional de revisão sempre prioriza a revisão de PDFs disponibilizados pela Seção de Design, e não a preparação de texto, pois esta é demorada, enquanto aquela, desde que as etapas anteriores tenham sido realizadas com atenção e cuidado, é feita em poucos dias. Assim o fluxo dos livros da editora é otimizado.

O profissional de preparação

Seu perfil

Diante de uma tarefa tão importante e extensa, o perfil de um bom preparador é de alguém dedicado, atento, paciente e sensato, além de ser detentor de uma ampla e consistente bagagem cultural e do desejo constante de se atualizar.

Outras qualidades desejáveis são uma memória eficiente e o conhecimento, ainda que superficial, de outras línguas, porém a falta dessas duas habilidades é suprida pelo afinco de pesquisa do profissional, que, se desconhece um idioma, faz buscas em dicionários e na internet para identificar incorreções; se tem dificuldade em se lembrar dos padrões adotados na obra, faz anotações ou estabelece outro método para ter a seu alcance as informações para uma padronização consistente; se se perde entre o que já foi dito ou não no texto, dedica-se a uma segunda leitura mais atenta a questões de linearidade, fluência, coesão e coerência, para corrigir eventuais repetições e lacunas.

É importante que o preparador tenha sensibilidade aguçada para perceber incoerências na linguagem, na clareza, na verossimilhança, no ritmo e na coesão textual.

Seus valores

Tais aptidões, entretanto, não autorizam que o preparador imponha ao texto suas preferências e seu estilo. Toda essa gama de habilidades serve a um único fim: permitir que o autor transmita a mensagem pretendida da forma que melhor lhe aprouver, seja ela hermética, seja ela poética, seja ela prosaica, sem que a falta de padrões, ambiguidades ou incorreções linguísticas interfiram nesse processo.

Sua missão

Uma vez que o preparador é, de certa forma, o primeiro leitor do original, seus comentários ajudam a melhorar a edição. Sempre que necessário, ele dá sua opinião a respeito da obra e/ou alerta o autor sobre qualquer aspecto do livro que lhe pareça estranho. Problemas mais sérios na estrutura ou na organização do texto, idealmente, são resolvidos antes da inclusão da obra no fluxo de produção, mas, prezando pela qualidade, o preparador nunca negligencia incoerências que prejudiquem a qualidade do produto.

Sua postura

Ao falar sobre o texto com o autor, ele evita os comentários vagos, que não propõem soluções, tais como “acho que não”, “acho estranho”, “como assim?”, “o.k.?”, priorizando uma comunicação objetiva e propositiva na hora de corrigir eventuais equívocos.

O respeito e a capacidade de se comunicar de maneira clara e empática são essenciais para que o preparador estabeleça diálogo com o autor do texto, levando ambos a se verem como aliados na concepção do livro, e não como adversários em uma disputa na qual a vontade de um deles deve prevalecer.

Em controvérsias entre autor e preparador, prevalecerá a vontade do autor, se não houver crime.

As tarefas do preparador

De maneira sistematizada, as funções que tocam ao preparador de texto incluem:

  1. colocar o texto e as figuras (posição, fontes, títulos) dentro dos padrões de formatação e normatização da Edufes;
  2. limpar do arquivo as “sujeiras” do arquivo;
  3. verificar a coerência e a coesão textual;
  4. verificar a distribuição das partes do texto, organizando-as conforme os padrões editoriais da Edufes e da maneira mais adequada para uma leitura bem-sucedida;
  5. verificar se as notas de rodapé estão adequadas, sugerindo sua eliminação ou incorporação ao texto, quando for conveniente;
  6. conferir a correção de variadas informações;
  7. conferir a grafia de nomes próprios e a correção das datas mencionadas;
  8. transcrever tabelas que não estejam em formato editável, caso o livro tenha chegado a essa etapa sem ter sido corretamente orientado;
  9. conferir a adequação do posicionamento de textos e figuras relacionados;
  10. elaborar o sumário, se ainda não houver, e conferir a correspondência entre os títulos constantes nele e no corpo do texto;
  11. verificar se todos os autores citados na obra se encontram na lista de referências;
  12. colocar as listas de referências dentro dos padrões da ABNT;
  13. se todos os autores/organizadores da obra têm sua minibiografia incluída na orelha ou, caso sejam mais que três autores, na seção Sobre os autores;
  14. fazer sugestões de léxico e de construção de texto ao autor, e, algumas raras vezes, de título;
  15. elaborar índice remissivo;
  16. conferir a adequação de tamanho e de redação dos paratextos (quarta capa e orelhas), realizando as alterações necessárias;
  17. fazer comentários sobre trechos cuja compreensão esteja difícil;
  18. enviar duas versões do texto preparado (uma com Controlar Alterações ativada e outra “limpa”) ao autor para verificação;
  19. receber, conferir e ajustar o arquivo retornado pelo autor, adequando o texto às preferências dele, ou argumentando mais, caso uma mudança importante não tenha sido acatada;
  20. encaminhar o texto preparado para a Seção de Design.

Nunca se deixam recados no meio do texto, pois há o risco, mínimo, de eles serem impressos. Sempre se deve usar a caixa de comentários do Word para se comunicar com outras pessoas envolvidas com a obra.

No caso de livros que serão reeditados, adiciona-se como primeiro procedimento a batida de parágrafos.

Às vezes, ainda, é importante elaborar um relatório durante a realização do trabalho, especificando as dúvidas a serem dirimidas pelo autor e dando indicações ao revisor de provas ou ao designer, bem como registrando informações sobre particularidades da obra, desvios da norma tradicional, padrões diferentes adotados etc.

Começando os trabalhos…

Quando um profissional da Seção de Edição e Revisão de Textos estiver disponível para um novo trabalho de preparação, ele:

  1. acessa Nuvem da Edufes > Fluxo editorial > Fila para a preparação;
  2. confere se todo o material do original está na pasta correspondente, incluindo prefácio e textos de capa;
  3. caso haja alguma parte faltante, comunica imediatamente à Seção de Administração, para que ela providencie o material, e não começa a trabalhar com o arquivo, passando para o próximo;
  4. caso todos os arquivos estejam em ordem, transfere a pasta para Nuvem da Edufes > Fluxo editorial > Preparação;
  5. apaga a pasta do arquivo do livro de Fila para a preparação, evitando o risco de um colega pegar o mesmo original para trabalhar;
  6. lê o arquivo PREPARADOR_LEIA-ME.txt, se houver, e os pareceres relativos à obra para verificar parâmetros sugeridos pelos pareceristas que podem ser úteis na preparação do texto;
  7. realiza a batida de parágrafos, a formatação e a limpeza, nessa ordem;
  8. utilizando a planilha Excel da obra disponível na pasta do livro, inclui a data de início do trabalho, o número de páginas da obra e calcula o tempo que o trabalho levará;
  9. envia mensagem para o proponente responsável pela obra, comunicando o início do trabalho e fornecendo-lhe a previsão para o término da preparação (os estagiários devem aguardar a orientação da supervisora para realizar esta etapa).

Essas etapas são fundamentais para evitar atrasos desnecessários quando o livro estiver em produção.


Modelo de e-mail para o autor (início da preparação)

Bom dia, […]. Meu nome é […] e sou a preparadora responsável pela obra […].

Meu trabalho consiste em realizar uma leitura integral do texto, adequando-o aos padrões editoriais da Edufes, corrigindo gramática e ortografia e fazendo sugestões linguísticas para contribuir com a coesão, a coerência, a clareza e a correção lexical.

Fiz um cálculo aproximado, com base nos documentos Word enviados e presumo concluir o trabalho até o dia […]. Você terá, então, até 30 dias corridos para verificar minhas intervenções e aprová-las ou rejeitá-las. Acertaremos as pendências e discordâncias, assim que eu receber seu retorno. Depois a obra ficará disponível para o projeto gráfico.

Agradeço a confiança na Edufes.

Até no máximo a data prevista, voltarei a entrar em contato e, nesse meio tempo, mantenho-me à disposição para qualquer dúvida ou comentário.

Atenciosamente,

[Assinatura do revisor].

Revisão de provas

Terminado o projeto gráfico, o PDF do livro entra na “Fila para revisão”. Essa revisão é ortográfica, gramatical e gráfica.

Quando um revisor estiver disponível, ele dá prioridade à revisão dos PDFs, no entanto quem faz a revisão de provas nunca é o mesmo profissional que fez a preparação do texto da obra.

O PDF que o profissional do design gera para ser revisado é chamado de primeira prova. Se, na revisão de provas, alguém modifica o texto, tudo pode mudar. Uma palavra acrescida às vezes mexe na hifenização daquela linha e das seguintes, aumenta o tamanho de um parágrafo, faz um título andar para uma posição feia na página. Uma frase excluída tem o mesmo efeito, se não pior. Pequenas mudanças podem exigir um retrabalho do diagramador. Muitas mudanças consecutivas provocam cansaço, irritação, descaso e cada vez menos cuidado do diagramador com a qualidade final da página. Depois que a obra é diagramada, portanto, procura-se alterar o texto apenas para corrigir erros grosseiros, erros de ortografia e problemas surgidos na diagramação. Enfim, a leitura feita na revisão final tem o objetivo de sanar qualquer problema decorrente da diagramação e verificar se o preparador deixou “escapar” alguma coisa essencial para a qualidade da obra, mas não é o momento de o revisor fazer alterações substanciais de conteúdo. Havendo essa necessidade, ele faz sugestões de mudanças ou pede reformulações em balões de comentários. Para realizar uma mudança que altere o conteúdo da obra, o autor será consultado.

O profissional, nesta etapa, revisa o livro como um todo, e não apenas o texto, atentando-se para os aspectos gráficos e estéticos, a padronização dos títulos e de outros elementos, a hifenização, além, claro, da correção linguística. É essencial, por isso, que o revisor conheça bem todas as etapas de produção do livro e o manual da Editora, para saber o que procurar durante a leitura.

Apenas um único profissional de revisão trabalha com uma mesma prova, e não é recomendável fazer a revisão em lotes, ou seja, sem que a integralidade do que será o original esteja disponível. É essencial que capa e miolo sejam revisados pelo mesmo profissional na mesma leva de trabalho, porque isso facilita a conferência dos dados do livro, evitando atrasos e conferindo uniformidade à revisão realizada.

Etapas iniciais do trabalho do revisor

  1. acessar: < Rede > Edufes > Fila para revisão > Revisão;
  2. verificar na pasta se há capa e miolo em PDF da obra a ser trabalhada;
  3. caso haja alguma parte faltante, é preciso comunicar imediatamente à Seção de Design, para que ela providencie o material, e só depois começar a trabalhar com o arquivo;
  4. caso todos os arquivos estejam em ordem, transfere-se a pasta para {Revisão}.

ATENÇÃO: o revisor deve apagar a pasta com o arquivo em que estiver trabalhando de Fila para revisão, para não haver o risco de dois revisores pegarem o mesmo arquivo para trabalhar.

A tarefa do revisor se divide em três etapas, que são executadas na seguinte ordem:

  1. batida de parágrafos;
  2. conferência gráfica da prova;
  3. leitura do texto.

Antes de começar qualquer tarefa da revisão, é necessário verificar se há relatório feito por outro profissional e lê-lo integralmente, com atenção, mantendo-o no radar para eventuais consultas.

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