Olá. Como podemos ajudar?

Emendas

Após a revisão, o designer responsável pela diagramação do livro irá incorporar as correções indicadas pelo revisor (emendas) ao arquivo de InDesign. Tanto os revisores quanto os designers devem estar familiarizados com a linguagem empregada na correção do PDF (consultar seção “Peculiaridades da revisão do PDF”). A uniformidade do código de comunicação tornará o trabalho de inclusão de emendas mais rápido e eficaz.

O designer utiliza o arquivo que está na pasta {Emendas} com o nome PR1 para verificar as modificações a serem feitas no InDesign, mas não deve apagá-lo ou modificá-lo excluindo os comentários. Se for mais conveniente, ele faz uma cópia desse arquivo para trabalhar eliminando os comentários à medida que realiza as emendas, precavendo-se de equívocos durante a realização da tarefa.

O designer percorre então um a um os comentários feitos pelo revisor e realiza as emendas no arquivo INDD. Terminada a feitura das emendas, ele gera a segunda prova, a qual nomeará PR2 e comunica o revisor que o arquivo está disponível para a conferência. Se achar necessário, caso uma emenda solicitada não for feita, por exemplo, o designer deixa um recado na seção de comentários do arquivo PDF da segunda prova para o revisor.

Se a ferramenta de importar os comentários do PDF para o InDesign for utilizada, o designer deve ter o cuidado de realizar as emendas uma a uma da última para a primeira.

Conferência das emendas (segunda prova e além)

Ao processo de conferir se as emendas solicitadas pelo revisor foram corretamente aplicadas pelo designer se chama “batida de emendas”. Bater emendas consiste em observar na primeira prova as emendas solicitadas e conferir, na segunda prova, se nenhuma delas foi ignorada, aplicada equivocadamente ou gerou um problema inesperado no arquivo.

Caso alguma emenda tenha exigido uma reconfiguração da distribuição do texto na página, uma nova rodada de conferência gráfica é necessária, às vezes de toda a obra, às vezes só de algumas páginas. Eventuais emendas ainda necessárias serão incluídas nos comentários da segunda prova, utilizando as ferramentas do Adobe Acrobat Reader.

Se nada for encontrado, o revisor sinaliza ao designer responsável que a obra está pronta para finalização, mas, havendo qualquer nova emenda, uma terceira prova (PR3) será gerada pelo designer e as novas emendas realizadas conferidas pelo revisor. Esse processo é repetido tantas vezes quantas forem necessárias, para os arquivos de capa e de miolo, até nenhuma emenda mais ser solicitada.

A pasta {Emendas} traz todo o histórico de alterações nas provas, por isso é interessante preservar os arquivos dela para o caso de reedições.

Sumário
Fechar
Sign in