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Batida de parágrafos

Embora os designers da Edufes sejam profissionais exemplares e extremamente cuidadosos, é recomendável conferir se o texto por eles diagramado corresponde integralmente ao texto enviado à Seção de Design pelo preparador.

Por isso, na primeira prova, é realizado o cotejo, feito da maneira tradicional, pela comparação dos dois arquivos, observando-se o início e o final de cada parágrafo e sua extensão, ou com a ferramenta do Word, transferindo-se o texto do PDF para Word ( Objeto> Texto do Arquivo). Essa inserção de texto não é perfeita e exigirá ainda que o profissional faça uma verificação para identificar se as diferenças apontadas pela ferramenta existem de fato.

Se algum trecho cortado ou repetido for encontrado, é importante comunicar imediatamente ao designer responsável pelo projeto do livro, sem iniciar outros procedimentos de revisão, pois inclusão ou exclusão de trechos consideráveis implicará a redistribuição gráfica do texto nas páginas. Depois que a Seção de Design enviar o arquivo PDF retificado, procede-se a uma nova batida de parágrafos.

Havendo alguma diferença pouco substancial, por exemplo, a exclusão de uma palavra ou de uma linha apenas, o que não gerará uma redistribuição do texto, o revisor solicita sua inclusão, utilizando a ferramenta de “inserir texto” do Adobe Acrobat Reader. Só então, ele inicia a conferência gráfica da prova.

Conferência gráfica da prova

Nesta etapa de trabalho, o revisor dedica-se a observar questões gráficas da prova. Para realizar esta tarefa, é fundamental, quando se trata de livros impressos, visualizar a obra do modo mais similar possível àquele que será visto pelo leitor quando estiver com o livro nas mãos. Por isso as páginas são visualizadas lado a lado, da mesma forma como se apresentarão no impresso.

Para ver o PDF assim, clica-se em < Visualizar > Exibição da página >, seleciona-se a opção < Mostrar página de rosto em exibição em duas páginas > e então < Exibição em duas páginas >. As páginas com números pares ficam à esquerda e as com números ímpares à direita. O número de página exibido no menu superior do arquivo PDF é igual à numeração constante na página da prova.

O revisor atenta para diversos aspectos nesta etapa e trabalhará no sentido de conferir se o texto apresenta:

a.    largura adequada das margens direita, esquerda, superior e inferior;

b.    distância adequada entre mancha do texto e número da página;

c.     alinhamento regular (justificado, em geral) da mancha gráfica;

d.    padronização do recuo de primeira linha do parágrafo de abertura das seções e dos outros parágrafos;

e.    coerência na apresentação de texto e imagens relacionados;

f.     inexistência de “caixotes”, ou seja, duas ou mais palavras idênticas exatamente na mesma posição em linhas seguidas;

g.    ausência de mais de três linhas seguidas com hifens para separação de sílabas;

h.    kerning [1] (espaçamento entre as letras) padronizado e que garanta boa legibilidade;

i.      ausência de linhas e de palavras no final de um parágrafo isoladas na página, sobretudo no alto da página [2];

j.      posicionamento correto da primeira página de capítulos (sempre à direita, em páginas ímpares);

k.    padronização gráfica de títulos e intertítulos, ou seja, todos aqueles de mesmo nível apresentam a mesma formatação, incluindo o espaçamento entre eles e o texto, seu recuo e o posicionamento vertical na página;

l.      rodapés e cabeços padronizados e redigidos corretamente, se houverem.

Pode ser que o equipamento utilizado pelo revisor não seja adequado para fazer todas essas verificações com o modo de exibição em duas páginas, em razão do tamanho reduzido com que o texto seria mostrado. Nesses casos, o revisor, pelo menos, passa os olhos no texto distribuído dessa forma para conferir o tamanho das margens, o alinhamento, a colocação de páginas iniciais de capítulos e a correspondência entre textos e imagens.

Outras conferências importantes a serem feitas são:

a.    correta numeração das páginas [3];

b.    correta numeração das notas de rodapé, reiniciando-se a cada capítulo no caso de coletâneas;

c.    correta numeração de capítulos (apenas em livros monográficos), se houver;

d.    correta numeração de figuras, quadros e tabelas;

e.    correspondência entre a paginação indicada no sumário e a de fato constante na obra;

f.     correspondência entre títulos no sumário e no corpo do texto;

g.    correspondência de todas as ocorrências de nome do autor, título e subtítulo na capa e no miolo;

h.    ausência de recuo nos parágrafos que seguem títulos e subtítulos;

i.     ausência de número de página nas páginas em branco (a numeração só começa a aparecer na primeira página de texto);

j.     correta indicação das páginas no índice remissivo.

Ao revisar a capa, a atenção é redobrada; o texto é lido letra a letra, assegurando a exata grafia e a correspondência dos nomes.

Se algum aspecto gráfico incomodar o revisor, mas o revisor não souber exatamente qual é o problema, ele deixa um recado ao designer descrevendo o que o está incomodando. Por exemplo, se achar que o sumário está “feio” ou que a posição de uma imagem está “esquisita”, o revisor chama a atenção do designer com o máximo de objetividade possível, sem medo de errar. O designer, saberá identificar o problema, se houver, e consertá-lo, se não for algo intencional.


[1] Muitas vezes, para fazer um texto caber, esse espaçamento é alterado. O revisor alerta o designer se, de um parágrafo para outro ou de uma linha para outra, esse espaçamento for muito diferente, causando um incômodo visual.

[2] É aceitável, embora não recomendável, deixar a primeira linha de um parágrafo no pé da página.

[3] A numeração das páginas só começa a aparecer na primeira página de texto, após o sumário. Páginas em branco e a página do colofão não são numeradas. n

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