Sobre limpeza do arquivo
Por que fazer
É comum os autores enviarem os originais no Word com vários elementos que poluem o arquivo. Esses elementos interferem no trabalho dos designers, pois se trata de caracteres que não devem ser transpostos para o texto diagramado. Assim, é importante que o preparador, mais familiarizado com as ferramentas do Word, envie um arquivo “limpo” para a diagramação, contribuindo com a agilidade do fluxo.
Quando fazer
Fazem-se, ao menos, duas limpezas em cada original: uma logo após a formatação inicial do arquivo (pode-se usar a macro) e outra antes de enviá-lo à Seção de Design (deve ser feita manualmente).
Orientações básicas
Entre os procedimentos observados para o envio de um arquivo limpo, estão:
- não usar
para recuo de parágrafo ou para acertar tabelas e títulos, e sim a régua e os recursos de parágrafo do Word; - não dar Enter várias vezes para iniciar texto em outra página, e sim utilizar a ferramenta de quebra de página (
+ ; ou Inserir > Quebra de Página); - eliminar espaços duplos entre as palavras e espaços adicionados no fim de um parágrafo;
- eliminar entrelinhas entre parágrafos;
- usar balões de comentários para enviar recados, tirar dúvidas e fazer sugestões ao autor, sem nunca deixar recados escritos no corpo do texto;
- remover a formatação de textos colados da internet, aplicando-lhes o estilo correspondente à função deles no livro;
- usar balões de comentários para dar instruções ao programador visual, usando algum destaque (por exemplo, realce) para diferenciá-las das mensagens dirigidas ao autor;
- caso seja necessário criar alguma nota, utilizar o comando Referências > Inserir Nota de Rodapé do Word, com a observação Nota do editor., em negrito, antecedendo o conteúdo da nota;
- utilizar a ferramenta Localizar e Substituir, localizada no menu da Página Inicial do Word para corrigir desvios reiterados do padrão com mais agilidade.