Olá. Como podemos ajudar?

Sobre leitura do texto

Depois de fazer a limpeza e a formatação inicial do original, procede-se à leitura do texto, momento em que o preparador verifica todas as questões pertinentes à correção gramatical, ortográfica, semântica, lexical e estilística e aplica outras regras de formatação adotadas pela Edufes que não são automatizadas.

Os tópicos desta seção do Manual expõem, de maneira (dentro de certos limites) exaustiva, os critérios para a aplicação de padronizações durante a leitura de um original na etapa de preparação. As orientações sobre gramática e estilo, valem tanto para o preparador quanto para o revisor, que devem consultar este manual em caso de dúvidas.

Controlar alterações

Nesse momento da preparação, a ferramenta Controlar Alterações é ativada, no entanto, a fim de evitar que o arquivo fique muito poluído, é recomendável desativar o controle de formatação e de movimentação do texto, mantendo-se apenas o controle de inserções e exclusões.

As alterações de formato (itálico, negrito etc.) são, portanto, comunicadas ao autor em balão de comentário ou em relatório, quando forem relevantes. O mesmo é feito com relação às alterações da posição de partes do texto (parágrafos, capítulos).

Configurando o controle de alterações

Nesta seção, indica-se uma maneira de configurar a ferramenta de controle de alterações do Word que pode facilitar o trabalho do preparador.

Na medida em que se familiariza com o recurso, ele é livre para adequá-la a suas preferências.

  1. abrir, no Word, a aba Revisão;
  2. clicar na seta da seção Controle para abrir as Opções de Controle de Alterações;
  3. selecionar Opções avançadas;
  4. na opção Inserções, escolher a cor azul ou verde;
  5. na opção Exclusões, escolher a cor vermelha;
  6. desmarcar as caixas de seleção para <Controlar formatação> e <Controlar movimentações>
  7. dar Ok;
  8. clicar em Alterar no Nome do Usuário;
  9. em Personalizar a cópia do Microsoft Office, escrever o nome como espera que ele apareça nos comentários e no painel de revisão;
  10. clicar em Ok;
  11. clicar em Ok.

Visualização do texto

Ao trabalhar com o controle de alterações, é preferível deixar as marcas da revisão ocultas.

Os trechos inseridos e excluídos, aparecendo com cores distintas no corpo do texto, dificultam a leitura para quem não está muito familiarizado com o controle de alterações.

É comum que palavras grudadas, espaços duplos, pastéis e outros problemas passem despercebidos se a visualização do texto não estiver sem marcações.

Para visualizar op texto sem marcações:

  1. abrir, no Word, a aba Revisão;
  2. na seção Controle, clicar na seta no canto superior direito;
  3. selecionar a opção Marcação Simples.

Uma maneira facilitada de fazer a mesma coisa é clicar na barra que aparece na lateral esquerda da página do Word, na altura da linha em que alguma intervenção foi realizada no texto com o controle de alterações ativado. Quando a barra está vermelha, indica que a marcação está oculta; quando está cinza, todas as marcações ficam visíveis. Esse recurso permite que o preparador navegue rapidamente de uma forma de visualização do texto para outra.

Limites de intervenção no texto

Não se inserem no texto as preferências do preparador ou revisor. Apenas se altera o texto que não contenha erros gramaticais, por questões de clareza, coerência e concisão; e o preparador deve saber justificar por que realizou uma mudança.

Ou seja, o estilo do autor é respeitado pelos profissionais que trabalham com o texto quando houver flexibilidade da regra gramatical, sem recair em purismos. No entanto, é preciso estar atento para o que o trabalho exige e o que o autor espera.

Muitas vezes, ele repete muito um termo não por estilo, mas por desatenção; faz construções muito difíceis de compreender por inabilidade da escrita, e não porque aprecia uma linguagem hermética; usa palavras inadequadas por desconhecer ou não lhe haver ocorrido um termo mais pertinente no momento da redação.

Assim, muitos esperam que a editora, na figura do preparador, seja uma colaboradora para que o texto esteja o mais claro possível e ficarão decepcionados se seu livro não houver recebido toda a atenção que o profissional deve oferecer.

Caso o preparador tenha dúvidas se as opções do autor são uma questão de estilo, é melhor sugerir as alterações, fazendo modificações diretamente no texto, e deixar que o autor as rejeite do que pressupor uma escolha consciente de linguagem.

A melhor forma de decidir a necessidade de uma mudança, é colocar-se no papel do leitor do livro. Se alguma construção gera dúvida, é melhor pedir esclarecimentos ao autor, explicando que o texto não está suficientemente inteligível, do que deixar passar algo incompreensível, presumindo que se trata de estilo.

A comunicação com o autor é, por isso, uma ferramenta importante no trabalho.

Depois de ler

Ao terminar a leitura, buscam-se novamente por espaços duplos e confere-se se não há balões de comentário com apontamentos ou dúvidas repetidas desnecessariamente ou mal redigidas.

É fundamental fazer uma verificação ortográfica, com a própria ferramenta do Word, Editor, para identificar algum deslize. É recomendável ainda dar uma olhada no arquivo em Visualizar Impressão antes de, por fim, encaminhá-lo com o relatório ao autor.

Sumário
Fechar
Sign in