Olá. Como podemos ajudar?

Preconceitos, ofensas, mentiras, imprecisões e contrassensos

Não é função do preparador fazer julgamentos morais sobre o que o autor diz. A capa de um livro trará o nome dele e, portanto, é ele quem responderá por eventuais crimes ou imprecisões de seu texto.

Por outro lado, a Edufes desempenha papéis (institucional, público, cultural, comercial, social) que orientam sua atuação e suas decisões, posicionando-a no mundo; e os livros que uma editora publica são o principal parâmetro pelo qual a organização será avaliada. Por isso a escolha de estampar a marca Edufes em textos que contenham conteúdo discordante dos princípios que norteiam seu proceder (e de toda a organização pública) é inaceitável.

Dessa forma, caso o preparador identifique informação falsa, preconceituosa ou ofensiva no material submetido pelo autor, ele o alerta, sugerindo uma construção para o texto em que o que for inapropriado desapareça.

Se o autor insistir na manutenção desse tipo de conteúdo, recomenda-se levar a questão à chefia e a outras instâncias superiores da Editora, para que entrem em contato e conjuntamente decidam pelo encaminhamento a ser dado à obra.

É importante observar ainda que, em geral, o autor insere esse tipo de impropriedade no livro de maneira não intencional e/ou consciente e é bastante improvável que se oponha a qualquer alteração sugerida pelo preparador (claro, com a liberdade de reconstruir o texto da forma como ele preferir, caso não fique satisfeito com a redação sugerida).

Na existência de alguma afirmação muito controversa ou polêmica, o autor é educadamente alertado das implicações sobre determinado tema, da existência de debates envolvendo certo assunto, da falta de consenso acerca de uma afirmação feita, para que possa avaliar, munido do máximo de informações, a pertinência do trecho.

O preparador, como primeiro leitor, é um aliado da escrita que cuida do texto a fim de evitar que algo equivocado seja publicado por descuido. Deve-se ter em mente que a Edufes desempenha um papel de curadora dos livros que publica. Sua missão se assenta em favor da difusão, a toda a comunidade, de cultura, conhecimento e educação de maneira responsável.

É preciso, pois, estarmos bastante cientes da responsabilidade que se tem ao publicar uma afirmação mentirosa ou criminosa, como a de que “a Terra é plana” ou de que “negros são inferiores”, e da credibilidade que se perde ao fazê-lo.

Sumário
Fechar
Sign in