Olá. Como podemos ajudar?

Ecos, cacofonias, repetições e redundâncias

Um bom texto é fluente e agradável de ler. É preciso manter-se sempre atento à leitura para identificar elementos nocivos à fluidez do texto.

Será retórica?

Os ecos, as repetições e as redundâncias podem ter o propósito de criar algum efeito retórico ou estilístico e nunca são eliminados de modo automático, sem considerar a possibilidade de haver algum objetivo da parte do autor ao tê-los inserido. Conforme a leitura avança, fica mais fácil perceber se a recorrência de algumas repetições é intencional, uma desatenção ou imperícia na escrita

No entanto, se o preparador, que é um leitor especializado, não foi capaz de captar algum efeito retórico, o autor falhou na sua transmissão (ou, então, é um efeito orientado a um público específico; ou o preparador precisa adentrar novos âmbitos de compreensão leitora; ou está implícita uma referência desconhecida). Na dúvida quanto à intenção do autor do texto, o preparador altera o texto e indica em balão de comentários a razão da mudança.

Eco

Os ecos são eliminados quando palavras que “rimam” estão muito próximas em uma frase e causam desconforto na leitura do trecho.

Cacofonia

A cacofonia ocorre quando o encadeamento de duas palavras origina um som que remete a um termo ofensivo, chulo, vulgar, como os das palavras “cadela”(característica dela), “porco” (por coautor), “mijo” (me jogou), “corno” (a cor no quadro), entre outras que tenham conotações vulgares ou ofensivas.

Repetição

A repetição, por sua vez, trata-se do uso recorrente de uma mesma construção ou palavra e suas formas derivadas na mesma sentença ou parágrafo, quando poderiam ser substituídas por outras. A repetição é um empecilho para uma leitura fluida.

Advérbios terminados em -mente

Outra dica importante é evitar a substituição automática de advérbios terminados em “mente” por “de modo/maneira” (conselho recorrente em obras com discas de português). Procuram-se opções mais fluentes literariamente para substituir esses advérbios apenas quando estiverem muito repetidos, ou quando formarem eco com outras palavras.

Muitas vezes, o melhor é deixar o adjetivo ocupar o lugar do advérbio sem o acréscimo do sufixo “mente”:

• O menino dorme tranquilo. Falem baixo. A cerveja que desce redondo. Independente do que disserem, eu vou embora.

Verbo “possuir” e outros

É necessário atentar para o uso exagerado do verbo “possuir”, vício frequente na escrita acadêmica. Trata-se de uma busca por uma linguagem mais formal sem qualquer fundamento linguístico. Há várias alternativas para substituí-lo quando ele não for o verbo adequado a ser utilizado:

“O que eu disse?”“O que é?”
possuir uma casa/uma filhater uma casa/uma filha
possuir a capacidade de…ter a capacidade de…/ser capaz de…
possuir 32 centímetrosmedir 32 centímetros
Ele possuía um casaco.Ele vestia um casaco
Esse bolo possui uma camada cremosa.Esse bolo contém uma camada cremosa.
O direito possui uma terminologia hermética.O direito utiliza uma terminologia hermética.
possuir características/sintomasapresentar características/sintomas
possuir forma retangularapresentar forma retangular/ser retangular
Essa montanha possui difícil acesso.Essa montanha é de difícil acesso/difícil de acessar.
Elas possuem as mesmas funções.Elas realizam as mesmas funções.
Possuem um papel determinante.Desempenham um papel determinante.
possuir uma postura conservadorater uma postura conservadora/ ser conservador
possuir a intençãoter a intenção

Outros verbos que também são usados exageradamente algumas vezes são: “poder” e “dever” (modulações), “colocar”, “ocorrer”, “encontrar” e “acontecer”.

Redundância

Quanto à redundância, é um vício linguístico encontrado às vezes na forma de construir a frase, e não necessariamente no encadeamento de dois termos que não deveriam ser empregados juntos.

Muitas redundâncias que passam despercebidas estão listados no quadro a seguir:

“O que eu disse?”“O que é?”
pode ser possívelé possível; pode-se
além disso… tambémalém disso; também
ao mesmo tempo… tambémao mesmo tempo; também
duas metades (iguais)metades