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Ambiguidades, incoerências e contradições

Incoerência

Idealmente, uma preparação é feita por alguém que compreende por completo o que o autor escreve e capta a argumentação do texto e/ou a construção narrativa. Esse tipo de preparador se atenta aos deslizes de lógica e clareza do texto e consegue apontar soluções que se encaixam com coerência.

Levando em consideração, porém, que o preparador nem sempre é conhecedor do tema tratado naquele texto, é importante que ele utilize ferramentas de pesquisa e aja com precaução.

Deve, portanto, se não conseguir clarear, com seu conhecimento do tema, algum trecho confuso, dissonante ou inconsistente, pedir que o autor verifique se houve algum problema na redação e comentar, dentro do possível, o que exatamente parece problemático para assegurar que a comunicação desejada pelo autor se efetive.

Algo também a ser observado nos textos é o uso das palavras “acima” e “abaixo”, que são alteradas para “anterior” e “seguinte”, respectivamente, ou termo equivalente, em todas as ocorrências do texto, pois, quando se pensa no livro impresso, é incoerente utilizar as expressões mencionadas para indicar a localização de algum elemento.

Na revisão de provas, se houver certeza de que os elementos na página não mudarão mais de posição, pode-se deixar ocorrências desse tipo (acima, abaixo), desde que estejam adequadamente empregadas, porém elas não deveriam aparecer no texto nesse momento, já que é tarefa do preparador eliminá-las.

Ambiguidade

Entre os problemas na escrita, é relativamente comum aparecerem ambiguidades, pois, quando redigimos, a informação está clara em nossa cabeça e acabamos não nos dando conta de que o leitor, desprovido do mesmo arcabouço, precisará que os elementos estejam dispostos de maneira o significado inequívoco do que se quis dizer esteja expresso.

Às vezes, a simples reordenação de elementos na frase resolve a ambiguidade; em outras, é preciso substituir algum termo ou reescrever todo o trecho.

É recomendável ainda evitar a repetição da palavra “isso” para retomar algo, se não estiver claramente evidenciado a que termo o pronome se refere.

Contradição

Caso o autor afirme algo em uma parte do texto e, adiante, contradiga essa afirmação, o preparador corrige o trecho inadequado se for fácil identificá-lo, com o cuidado de não inserir conteúdo técnico-científico impreciso.

Havendo necessidade, assim como no caso das incoerências, ele reporta o problema ao autor.

As contradições se manifestam de maneira sutil e aparecem na utilização das palavras de uma sentença:

  • Certamente ele deve ter garantido a vaga, em vez de Certamente ele garantiu a vaga.
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