Olá. Como podemos ajudar?

Sobre questões de padronização

A padronização é a adequação sistemática de uma obra aos padrões da língua tradicional e ao manual da Edufes.

Ela inclui preocupações, por exemplo, com maiúsculas e minúsculas, números por extenso ou em algarismos romanos ou arábicos, hifens, abreviações e siglas, grafia de nomes próprios, uso de itálico, negrito e aspas.

Em tese, a padronização segue regras previamente estabelecidas, mas, como tudo referente ao livro, esse é mais um aspecto que tem mil variantes aceitáveis e igualmente corretas.

Como cada livro é um, consequentemente é possível que o processo de produção divirja dos pressupostos deste manual por aspectos específicos a cada tema, a cada autor ou por determinações da própria Editora.

Por que fazer

Um livro bem editado apresenta uma lógica interna coerente, em que tudo o que é similar é apresentado com aparência uniforme.

É interessante lembrar ainda que, apesar de contribuir para a boa aparência da obra, a normalização, na maioria das vezes, não tem impacto no sentido nem na legibilidade da obra, tratando-se mais de uma questão de apresentação.

Os percalços

As normas da ABNT não resolvem todos os casos e criam às vezes mais dúvidas do que as resolvem.

Há ainda tradições vigentes que não são as melhores para todas as obras.

O que se quer dizer é que, por mais que se predeterminem padrões, o trabalho do preparador se baseia sobretudo no bom senso e no respeito ao autor da obra, e, por isso, em casos específicos, as normas adotadas pela Edufes podem ser quebradas em favor das particularidades de um texto.

Substituições automáticas

As substituições descritas a seguir são feitas com recurso à ferramenta Localizar e Substituir ( <Ctrl> + <U> ) do Word.

Elas não precisam necessariamente ser feitas durante a padronização inicial do original.

O preparador verificará o momento que considera mais adequado para realizá-las, por exemplo, durante a primeira leitura, já que algumas substituições listadas no quadro não precisarão ser feitas, por não haver ocorrências no texto.

Uma boa estratégia é, assim que ocorrer algum dos desvios arrolados, realizar a busca integral no texto, fazendo as substituições.

LocalizarSubstituir porAs alterações são feitas uma a uma, sem recurso ao comando Substituir Tudo.
Aspas simples por aspas duplas, se não forem aspas dentro de aspas
‘ n ‹ n ” n «‘ n ‘ n “ n “Aspas retas ou francesas por aspas curvas. n Para automatizar a troca na hora de redigir algum texto, é preciso ir em Arquivo > Opções > Revisão de Texto > Opções de AutoCorreção, na aba <Formatação Automática ao Digitar>, selecionar <“Aspas normais” por “aspas inglesas”> e, na aba <Formatação Automática>, selecionar <“Aspas simples” por “aspas inglesas”>.
#-#–Hífen por traço médio (Alt + 0150) ou travessão (Alt + 0151) em literatura acadêmica
#-#—Hífen por travessão em ficção
#–#—Duplo hífen por traço médio ou travessão em literatura acadêmica
#–#—Duplo hífen por travessão em ficção
,#etc. n etc#etc. n etc.A Edufes não usa vírgula antes de “etc.”, porém, caso seja consistente o uso da vírgula pelo autor, pode-se mantê-la. A preposição “e” nunca precede o termo.
êe n ôo n óia n óio n óica n óico n éia n não- n üee n oo n oia n oio n oica n oico n eia n não# n un n n Trocas referentes aonovo acordo ortográfico. É preciso atentar para as ocorrências das palavras em sua forma antiga em citações, títulos de livros etc., as quais devem ser preservadas. n n
pára n pêlo n pólopara n pelo n poloNovo acordo ortográfico: Para facilitar, nesse grupo de trocas, pode-se selecionar a opção “Localizar apenas palavras inteiras”
Referências bibliográficasReferênciasNa Edufes, convencionou-se esse uso para todos os livros.

Outras substituições importantes, referente a à limpeza do arquivo, estão descritas na seção Localizar e Substituir.

Além das substituições recomendadas neste Manual, o preparador pode realizar outras para corrigir irregularidades reiteradas de determinado texto, como a utilização equivocada de (…) indicando supressões em citações, que deve ser substituído por […].

Sumário
Fechar
Sign in