Olá. Como podemos ajudar?

Notas de rodapé e notas de fim

A Editora dá preferência ao uso de notas de rodapé a notas de fim.

É importante que, independentemente do tipo de notas adotado na obra, um padrão único seja utilizado em todo o original, ainda que os capítulos sejam redigidos por diferentes autores. O preparador analisa o que é mais adequado, sempre privilegiando a escolha por notas de rodapé, curtas e indispensáveis.

Se uma nota for uma informação complementar, sem importância no contexto principal da obra, uma curiosidade não relacionada ao tema do livro – por exemplo, a minibiografia de alguém mencionado no livro que não esteja entre os personagens centrais no tema tratado, a data de nascimento e morte de figuras históricas –, sugere-se ao autor sua eliminação.

Por outro lado, caso a nota seja elemento muito importante em relação ao tema discutido no original, talvez ela deva ser integrada ao miolo, pois é comum o leitor se furtar a sua leitura. O preparador, nesses casos, a integra ao corpo do texto, indicando a mudança ao autor em balão de comentário e explicando-lhe o motivo.

É importante, portanto, que, em uma primeira leitura, as notas sejam lidas quando aparecem no texto, para que o preparador verifique se elas estão bem-posicionadas, se não trazem informações repetidas, que já constam no corpo do texto, e se são pertinentes no contexto da obra.

Quando usar notas de fim

As notas de fim (de livro ou de capítulo) são um recurso mais adequado quando há uma profusão de notas longas no livro.

Sobretudo se ocuparem cerca de um quarto da página de Word em grande parte das ocorrências, é recomendável adotarem-se notas de fim.

Em livros da área de história, isso é mais comum.

Como compor as notas

As notas de rodapé são numeradas e compostas com o recurso automático do Word (com o cursor posicionado no local em que a chamada da nota deve aparecer, ir em Referências > Inserir Nota de Rodapé ou Inserir Nota de Fim).

Em livros monográficos, a numeração é contínua.

Em coletâneas, se reinicia a cada capítulo.

Insira quebras de seção (Layout > Quebras > Quebras de Seção > Próxima Página) entre os capítulos para que isso aconteça. Também configure a nota para que a numeração se reinicie a cada seção, clicando na seta do canto inferior esquerdo da seção Notas de Rodapé.

As chamadas de notas são sobrescritas antes do sinal de pontuação, quando houver (ponto, ponto e vírgula, vírgula, parêntese, traço etc.). O tamanho da fonte é 11.

Notas do tradutor e do editor acompanham a numeração das outras notas informativas, mas precedidas da observação Nota do editor. (qualquer nota incluída por profissional da Edufes, seja o preparador, seja o revisor, seja o designer) ou Nota do tradutor. em negrito seguida de um ponto-final.

• Nota do editor. A ortografia das citações de documentos históricos foi atualizada de acordo com a forma vigente.

Essas notas só são incluídas se forem relevantes e estritamente necessárias para a compreensão.

Sign in