Olá. Como podemos ajudar?

Maiúsculas e minúsculas

Na Edufes, a caixa-alta não é comumente utilizada em palavras e expressões como recurso de destaque dos termos.

A adoção de caixa-alta para destacar títulos é critério exclusivo do realizador do projeto gráfico, ou seja, em todos os níveis, o título é grafado com inicial maiúscula apenas:

  1. na primeira palavra
  2. em nomes próprios
  3. em palavras para as quais o Manual da Edufes o exija.

Algumas siglas, dentro de certos parâmetros, sobre os quais se discutirá mais à frente, mantêm-se com todas as letras maiúsculas.

Pessoas ou seres personificados

Inicial maiúscula

a. antroponímias, antonomásias, cognomes, alcunhas:

Dama de Ferro; Patriarca da Independência; Águia de Haia; Bruxo do Cosme Velho; Maria, a Louca; Ivã, o Terrível; Ricardo Coração de Leão; Fernandinho Beira-Mar; Gata Borralheira; Bandido da Luz Vermelha; Zezé

b. nomes de família:

os Silva, os Cardoso

c. expressões que designam a divindade, anjos bons e maus e entidades míticas:

Deus, o Senhor, Zeus, Xangô, Buda, o Pai, o Todo-Poderoso, Arcanjo Gabriel, Belzebu, Espírito Santo, Negrinho do Pastoreio, Saci, Papai Noel

d. expressões que designam a mãe de Jesus:
Virgem, Maria Santíssima, Nossa Senhora, Santa Mãe de Deus

e. hagiônimos quando acompanhados do nome de quem designam:
São Paulo, o Apóstolo dos Gentios; São João Evangelista Santa Catarina, Virgem e Mártir; São João Batista

f. partículas que integram sobrenomes estrangeiros, se elas forem o primeiro elemento designativo do indivíduo na frase:

Antes do suicídio, Van Gogh não era famoso. / A postura antiamericana expressa por De Gaulle atraía alguns setores da esquerda francesa.

g. formas reverenciais de tratamento, direto ou indireto, abreviadas ou não, a soberanos, ao papa, cardeais e bispos, ao presidente da República, ministros, governadores, senadores, deputados, secretários estaduais , reitores, juízes, altas patentes militares e demais cargos da hierarquia civil e militar:

Vossa Majestade, Vossa Alteza, Sua Alteza, Vossa Santidade, Vossa Eminência Reverendíssima, Sua Excelência Reverendíssima, Vossa Excelência, Excelentíssimo Senhor, Magnífico Reitor, Meritíssimo Juiz, Vossa Senhoria

Os adjetivos que mantêm correlação com essas formas de tratamento são escritos com minúsculas: excelentíssimo, ilustríssimo, digníssimo

O Decreto nº 9.758, de 11 de abril de 2019, estabelece que o “único pronome de tratamento utilizado na comunicação com agentes públicos federais é ‘senhor’, independentemente do nível hierárquico, da natureza do cargo ou da função ou da ocasião”, portanto é preciso estar atento ao contexto da obra para adequar o uso dessa forma ao que vige atualmente ou não.

h. fórmulas respeitosas informais, abreviadas ou não, quando antecedem o nome do indivíduo:

Miss Dalloway, Monsieur Rousseau, Seu Jonas, Dr. Antonio, Sra. Helena, Prof. Moura , Mr. Smith

Não confundir o “Professor”, utilizado como fórmula respeitosa, com o “professor” que apenas identifica a função do sujeito e é escrito com caixa-baixa.

i. títulos eclesiásticos e honoríficos, quando são a forma pela qual o indivíduo é identificado tradicionalmente: Visconde de Taunay, Duque de Caxias, Dom Sebastião, Barão de Mauá, Padre Cícero, Madre Teresa de Calcutá

j. nomes de dinastias, casas de família e ordens religiosas: Dinastia Carolíngia, Dinastia de Avis, Dinastia Ming, Casa de Luxemburgo, Casa de Bragança Ordem Franciscana, Ordem de São Bento

Inicial minúscula

a. gentílicos e nomes de povos e grupos étnicos:

xavantes, guarani-kaiowá, hunos, mongóis, negros, brasileiros, britânicos, judeus, paulistas

Em livros de antropologia e etnologia, há regras específicas para a grafia desses nomes, por isso, nesses casos, convém consultar o autor antes de realizar alterações.

Em inglês, esses nomes são escritos com inicial maiúscula, portanto se preserva essa característica da língua em citações e títulos de livros: The future is Asian

b. nomes de grupos políticos ou religiosos: jacobinos, beneditino, oligarcas, sovietes, udenistas, socialistas, umbandista, amish

c. fórmulas respeitosas informais, quando não antecedem o nome do indivíduo:

Por favor, senhor, retire seu chapéu./ Aquela senhorita não foi convidada.

Nunca se usam as fórmulas abreviadas nesses casos.

d. títulos eclesiásticos e honoríficos: cardeal, monsenhor, padre, sóror, madre, dom

e. cargos: presidente, governador, ministro da Casa Civil, general, reitor da Universidade Federal da Bahia, professor doutor José da Silva

f. títulos acadêmicos:

doutor, mestre, licenciado, bacharel

A forma “pós-doutor” não existe na língua portuguesa e é substituída por “pesquisador pós-doutorado em Economia”, ou “com pós-doutorado em Economia”, ou por outra construção similar.

g. nomes de entidades mitológicas coletivas: faunos, ninfas, sereias

h. membros de dinastias e ordens: os franciscanos, os merovíngios/ As irmãs carmelitas fazem muitos trabalhos de caridade.

Entidades astronômicas

Inicial maiúscula

a. nomes de estrelas, planetas e satélites, cometas, constelações e galáxias, sempre que designam entidades siderais: eclipse do Sol, crateras da Lua, diâmetro da Terra, anéis de Júpiter, cometa Halley, Via Láctea Cruzeiro do Sul, Três Marias

Inicial minúscula

a. quando as palavras sol e lua estiverem no contexto da percepção que se tem sobre seus efeitos: O sol estava forte no domingo./ Os namorados aproveitaram a lua cheia para passear.

b. em conceitos como universo, cosmos, natureza e sistema solar: Os astrônomos acreditam que o universo está se expandindo.

Designações biológicas

Inicial maiúscula

a. nomes de cavalos de corrida e de animais de estimação, zoológico e circo:

A cachorra Baleia estava para morrer./ As crianças se encantam sempre que o chimpanzé Margarida aparece.

Inicial minúscula

a. reinos, classes, ordens, famílias e gêneros:

os artrópodes, reino vegetal, primatas, mamíferos, canídeos

Na classificação biológica sistemática, em latim, o gênero é grafado com inicial maiúscula e a espécie com inicial minúscula, ambos em itálico:
Homo erectus; Cannabis indica

b. raças de animais:

O beta é um tipo de peixe ornamental./ Meu lhasa apso se chama Totó./ O mangalarga marchador é uma raça de cavalos brasileira.

c. nomes de doenças, síndromes e transtornos em geral: A aids matou muita gente nos anos 1980./ O mosquito Aedes aegypti é vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya./ Hoje, muitas pessoas apresentam transtorno de ansiedade generalizada.

Se a designação provier de nome de pessoa (geralmente o pesquisador que primeiro as identificou), mantém-se a inicial maiúscula nesse nome:
A síndrome de Down é uma condição genética caracterizada pela trissomia do cromossomo 21./ A tremedeira é um dos sintomas da doença de Parkinson.

Instituições

Inicial maiúscula

a. os termos União e República quando substituem a palavra Brasil: O presidente da República fez um pronunciamento ontem em rede nacional./ Todos os estados da União estão seguindo as medidas recomendadas pela OMS.

b. Estado quando usado no sentido de poder nacional: golpe de Estado, Estado-nação, Estado de bem-estar social / O Estado não pode negligenciar a população que vive em situação de rua.

c. Império, quando vem designado, e o adjetivo que o acompanha: Império Brasileiro , Império Otomano, Império Romano

Jamais escreva Primeiro Império e Segundo Império referindo-se ao Brasil. Houve apenas um Império dividido em dois reinados (os de D. Pedro I e de D. Pedro II).

d. Colônia e Império nas expressões Brasil Colônia e Brasil Império.

e. órgãos oficiais, incluindo as Forças Armadas: Exército (no sentido da instituição, e não do corpo de soldados), Marinha, Aeronáutica, II Distrito Naval, IV Comando Aéreo, Polícia Militar do Estado de São Paulo, Estado-Maior das Forças Armadas, (Poder) Executivo, (Poder) Legislativo, (Poder) Judiciário, Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, Fundação Nacional do Índio, Inmetro, Gabinete Civil da Presidência da República, Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal, Ministério da Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, Senado Federal, Câmara dos Deputados

Mesmo nas denominações de uso costumeiro, emprega-se a maiúscula inicial em Senado por Senado Federal, Câmara por Câmara dos Deputados, Congresso por Congresso Nacional:
A Câmara aprovou o impeachment da presidente ontem.

f. os partidos políticos: Partido dos Trabalhadores, Partido Comunista, Partido Republicano

g. Direito quando significar conjunto de normas: as normas do Direito brasileiro

h. Justiça, como aparato institucional, quando se referir ao Poder Judiciário: A Justiça deu ganho de causa ao empregado.

i. a palavra Igreja no sentido de conjunto de instituição ou de catolicismo, protestantismo etc.:

Igreja adventista, Igreja metodista, Igreja católica/ A Igreja apoiou o golpe de 1964.

j. entidades e associações religiosas, culturais, sociais e esportivas: Associação Brasileira de Imprensa, Teatro Carlos Gomes, Clube dos Oficiais, Federação de Sindicatos dos Trabalhadores em Universidades Brasileiras

k. nomes de empresas, indústrias, bancos, instituições médicas e educacionais: Lojas Americanas, Facebook, Bradesco, Vale, Rede Globo, Hospital do Câncer, Santa Casa da Misericórdia, Instituto Médico Legal, Pontifícia Universidade Católica, Colégio Metodista

l. marcas: Eu comprei uma geladeira Brastemp, mas deveria ter comprado uma Electrolux, pois era bem mais barata e de igual qualidade./ Andava por aí com seu Vectra prateado.

Inicial minúscula

a. instituições designadas, ainda que especificamente, apenas pelo substantivo comum, resguardando-se os limites impostos nos itens e e j anteriores: O ministério sofreu um grande corte este ano./ Joana acredita que o partido iria apoiar a votação./ Nos países europeus o senado é…/ Propuseram a convocação de uma assembleia constituinte./ A igreja é um bom lugar para meditar sobre a vida.

b. os designativos de divisão política: país, federação, unidade federativa, estado, capitania, província, município, condado, cidade, distrito, vila

Excetua-se o Distrito Federal dessa regra:
A sede do poder nacional fica no Distrito Federal.

c. marcas comerciais já tornadas substantivos comuns: dose de martini, roupa de tergal, tratamento com terramicina, lâmina gilete

d. as armas das Forças Armadas: infantaria, cavalaria/ O exército tomou as ruas de Vitória durante a greve da Polícia Militar.

e. instituições que assumem o valor de substantivo comum: Quando a polícia chegou, o Exército já havia enviado muitos soldados./ Dirigiu-se à delegacia de polícia para fazer uma queixa.

f. regimes de governo: monarquia, ditadura, império

g. os termos governo federal, governo estadual, governo municipal: Os programas do governo federal são insuficientes na situação atual.

h. os termos família real, reinado, corte: O príncipe Harry e a esposa, Meghan, anunciaram que vão se afastar de suas funções como membros da família real.

Escreve-se com letra maiúscula os períodos dos reinados de D. Pedro I e de D. Pedro II:
Primeiro Reinado e Segundo Reinado

i. a palavra estado nas expressões: estado de direito, estado de exceção

Períodos, movimentos, acontecimentos e datas

Inicial maiúscula

a. períodos clássicos da história: Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna, Idade Contemporânea, Idade da Pedra, Idade dos Metais, Antiguidade Oriental, Alta Idade Média, Paleolítico, Idade do Ferro, Idade Média Tardia

b. períodos históricos designados pela palavra era: Era Atómica, Era Espacial, Era Gorbachev, Era Stalin, Era da Estagnação

c. períodos da história brasileira: Brasil Pré-Colonial, Brasil Colônia, Brasil Império, Brasil República, Primeiro Reinado, Regência, República Velha, Era Vargas, Ditadura Militar, Ciclo do Açucar, Estado Novo, Governo FHC

d. eras, períodos e épocas geológicas: Cenozoico, Pré-Cambriano, Pleistoceno, Mesozoico, Quaternário, Plioceno

Se esses nomes estiverem adjetivando o período, a inicial é minúscula: era cenozoica, período pré-cambriano, época quaternária

e. movimentos revolucionários e reformistas: Revolução Francesa, Revolução Chinesa, Revolução Cubana, Revolução de 1930, Revolução dos Cravos, Revolução Industrial, Reforma Sanitária, Reforma Psiquiátrica, Contrarreforma, Reforma da Previdência

f. guerras, batalhas e revolta: Guerra do Paraguai, Primeira Guerra Mundial, Guerra da Coréia, Guerra Fria, Guerra de Canudos Batalha de Stalingrado, Revolta da Vacina, datas comemorativas, Sete de Setembro, Proclamação da República, Independência, Dia do Trabalho, Primeiro de Maio Dia da Bandeira, Dia das Mães

Se a referência for à data no calendário, o dia é escrito por extenso.

g. festas e datas religiosas: Yom Kippur, Páscoa, Quaresma, Semana Santa, Carnaval, Natal, Ano Novo, Ramadã, Finados, Corpus Christi

h. festas populares e pagãs referenciadas de forma específica: Festa do Peão de Boiadeiro, Oktobeerfest, Festival de Parintins, Congado de Chico Rei, Noite de Santa Valburga, Tomatina

i. torneios, campeonatos e eventos individualizados: Jogos Olímpicos de Barcelona, o Pan-Americano do Rio de Janeiro, a Copa do Mundo da França, XIII Bienal do Livro do Rio de Janeiro, Campeonato Brasileiro de Futebol, I Congresso de Inovações Cirúrgicas da Zona da Mata Mineira

j. programas e tributos governamentais: Plano Real, Bolsa Família, Leve Leite, Plano Marshall, Perestroika, Imposto de Renda, Plano Collor, Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira, Previdência Social

k. alguns eventos históricos trágicos:

as Cruzadas, a Inquisição, o Holocausto, a Grande Depressão, o Massacre do Carandiru, o Onze de Setembro

Não há um critério claro no uso de maiúsculas e minúsculas para muitos eventos históricos. Geralmente, utiliza-se a escrita mais usual na mídia. O mais importante é escolher com bom senso a grafia e manter o padrão em toda a obra.

l. séculos, considerados por acontecimentos artísticos, literários, filosóficos neles ocorridos, designados pela sua centena:

o Oitocentos, o Quinhentos

Inicial minúscula

a. períodos, movimentos, acontecimentos e datas designados de maneira não usual: movimento militar de março de 1964, conflito coreano, dia do trabalhador, o Brasil colonial, idade das trevas

b. festas populares e pagãs, torneios e campeonatos, quando referenciadas de forma genérica: bacanais, bumba meu boi, congada, cavalgada/ Vou esperar a próxima bienal de São Paulo para levar meus filhos./ Os jogos olímpicos começaram na Grécia./ Eu adoro festas juninas.

c. dias da semana, meses e estações do ano: segunda-feira, sábado, junho, outubro, agosto, primavera, verão, outono, inverno

Em inglês, dias da semana (Monday, Sunday) e meses do ano (April, May) são grafados com inicial maiúscula. Mantenha a correção da língua em referências e citações.

d. alguns eventos históricos: conquista da América, queda da Bastilha, abolição da escravatura, queda do Muro de Berlim, impeachment de Collor, chegada do homem à Lua

Ciências, disciplinas, movimentos artísticos, religiões, correntes de pensamento

Inicial maiúscula

a. programas, cursos e disciplinas específicas oferecidas por uma instituição:

Eu tenho duas graduações: Letras e Biblioteconomia./ Aquela professora fez um doutorado em Biotecnologia./ No curso de Economia da Ufes, oferecem uma disciplina chamada Estruturas Sociais e Sistemas Políticos.

Mantém-se a inicial maiúscula para os programas de pós-graduação por ser prática relativamente consolidada entre a comunidade acadêmica, principal público da Edufes:
O decano da universidade também é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia.

Inicial minúscula

a. como prática geral na grafia dessas palavras:

física, biologia, ciência da computação, astronomia, linguística, história, pedagogia, matemática, química, medicina, genética, biotecnologia, nanotecnologia, engenharia, direito, paleontologia, filosofia, sociologia, antropologia, arqueologia, espeleologia, ótica, cinética, música, pintura, arquitetura, letras, belas-artes, sufismo, ciências humanas, ciências sociais, trovadorismo, cubismo, surrealismo, impressionismo, dadaísmo, barroco, rococó, futurismo romantismo, arcadismo, modernismo, gótico, pop art, tropicalismo, cinema novo, bossa nova, arte naïf, renascentismo, determinismo, humanismo, feminismo, nazismo, fundamentalismo, globalismo, capitalismo, marxismo, liberalismo ortodoxo, catolicismo, protestantismo

Alguns desses nomes, no entanto, ainda que possam ser grafados com caixa-baixa, tradicionalmente trazem inicial maiúscula. É preciso, portanto, resguardar o bom senso na decisão de como redigir tais termos, atentando-se sobretudo para que a escolha feita seja o padrão utilizado em toda a obra:
Tropicália, Jovem Guarda, Manguebeat, Movimento Pau-Brasil, Renascimento

Em inglês, as religiões são grafadas com inicial maiúscula, assim como seus seguidores, e as correntes e seus seguidores, quando estas derivam de nomes próprios:
Protestantism, Muslimism, Hinduism, Darwinism, Leninism, Jewish, Catholic, Christian, Lutheran, Buddhist, Marxist

b. estágios, graus acadêmicos e níveis escolares:

ensino médio, ensino fundamental, educação infantil, graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado, especialização, licenciatura, bacharelado/ A maioria dos brasileiros daquela região completou apenas o ensino fundamental.

Lugares

Inicial maiúscula

a. nomes de continentes, países, estados, cidades: América do Sul, Níger, Belo Horizonte, Copenhague, Wuhan, Costa do Marfim, Cabo Verde

b. nomes de acidentes geográficos, mares, rios, lagos, florestas, desertos: Vale do Paraíba, Planalto Central, Triângulo Mineiro, Grand Canyon, Rio Doce, Titicaca, Floresta Amazônica, Saara, Oceano Índico, Mar Báltico, Praia da Baleia, Ilha de Paquetá, Montes Apeninos, Mar Vermelho, Ilha Grande, Oceano Atlântico, Estreito de Bósforo, Cabo da Boa Esperança, Serra do Mar, Trópico de Câncer, Península Ibérica, Baía de Guanabara, Polo Norte

c. logradouros: Rua Direita, Praça da Liberdade, Parque do Ibirapuera, Avenida Dante Micheline, Bairro da Penha, Favela da Maré, Morro do Alemão, Largo Treze, Estação da Luz, Ponte Rio-Niteróí

d. igrejas, museus, galerias de arte, palácios, edifícios e assemelhados: Igreja de São Pedro e São Paulo, Museu do Ipiranga, Tate Galery, Palácio do Catete, Empire States, Edifício Aquarius, Convento Nossa Senhora da Penha, Sinagoga Beit Tefilah Rechovot

e. divisões das Forças Armadas: Segunda Região Militar, Quarta Zona Aérea, Sexto Distrito Naval

f. regiões em que o país e as unidades federativas estão divididos e aquelas importantes do ponto de vista geopolítico: Região Sul, Região Nordeste, Centro-Oeste, Oriente Próximo, Oriente Médio, Leste Europeu, Extremo Oriente, Oriente, Ocidente, Europa Ocidental, Ocidente Europeu, África Oriental, Rússia Asiática. Sudeste Asiático, Hemisfério Norte, Cone Sul, Leste Europeu

Inicial minúscula

a. expressões adjetivas acrescentadas aos nomes de acidentes geográficos, para indicar localização, jurisdição política ou outra característica: alto Nilo, Andes equatorianos, Alpes franceses

b. ecossistemas: mata atlântica, cerrado, floresta tropical, estepe, savana, caatinga, restinga

c. pontos cardeais, quando não indicam regiões: norte, sul, leste, oeste, noroeste, o sul dos EUA, o nordeste do Brasil/ O navio seguia para o norte./ Ele viajou de norte a sul do país.

A abreviação é feita com letra maiúscula e sem ponto: norte (N), sudoeste (SO), leste (L)

Títulos de obras intelectuais e nomes de objetos

Inicial maiúscula

  1. Na primeira palavra

a. livros, filmes, peças de teatro, óperas, discos, pinturas e esculturas, grafados em itálico:

Um homem por inteiro / Laços de família / Bíblia / Torá / Are we unique? / La nausée /

Zur Genealogie der Moral / The spirit and forms of Protestantism / The rise and fall of Ziggy Stardust and The spiders from Mars / O lago dos cisnes / Monólogos da vagina / Planejamento estratégico: uma proposta para o caso da Secretaria de Engenharia, Gestão Predial e Manutenção de Equipamentos do Poder Judiciário capixaba / Moça com brinco de pérola / O pensador / Formas únicas de continuidade no espaço

b. capítulos, artigos de jornais e revistas e músicas, grafados entre aspas: “O casamento vermelho”, “Parada gay, cabra e espinafre”, “Você não entende nada”, “Atos dos apóstolos”

c. seriados, programas de rádio, televisão, podcasts, canais de vídeos, em itálico:

O dono do mundo / Vídeo show / Big Brother Brasil / Quem quer dinheiro? / Soy loco por ti América / Durma com essa / Café da manhã / Porta dos fundos / Canal do Pirulla

  1. Em todas as palavras

a. os títulos de periódicos, grafados em itálico:

Science / Veja / Jornal do Brasil / Folha de S.Paulo / Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

Alguns periódicos têm características próprias de grafia que são preservadas: piauí

O nome do jornal Folha de S.Paulo é grafado com “S.” e sem espaço entre ele e a palavra “Paulo”.

Os subtítulos são grafados em caixa-baixa:
Interface: comunicação, saúde, educação / REMHU: revista interdisciplinar da mobilidade humana / Breaking Bad: a química do mal

b. prêmios e distinções:

Prêmio Nobel de Literatura, Prêmio Jabuti, Oscar

c. símbolos e objetos de culto ou valia: Caaba, Santo Graal, Santo Sudário, Cruz de Malta, Menorá, Armas Nacionais do Brasil, Olho-de-Boi

Inicial minúscula

a. nome de moedas:

o real, o dólar, a libra, cruzado novo, euro, contos de réis

Sites, fóruns, blogs e plataformas digitais

Esses recursos não têm uma forma única que abarque em uma só categoria toda a diversidade existente.

Embora se possam adotar critérios de acordo com o perfil deles para definir como o nome será grafado — então se levaria em consideração se o site é uma empresa (Facebook, Mercado Livre, Coursera), uma instituição (Biblioteca Nacional Digital Brasil), um blog de notícias, uma base de dados etc. —, o bom-senso é a ferramenta mais fundamental para definir um padrão consistente de formatação a ser utilizado nas obras em que apareçam.

Legislação e documentação

Inicial maiúscula

a. leis, decretos, alvarás, cartas-régias, instruções, atos, estatutos, portarias, resoluções e emendas que estejam designados por seu nome ou número:

Estatuto da Microempresa, Consolidação das Leis do Trabalho, Lei Afonso Arinos, Lei do Uso do Solo, Lei n. 4.260, Ato Institucional n. 5, Instrução 202 da Sumoc, Resolução CFP n. 011/2012, Decreto-Lei n. 56, Constituição, Carta Magna

Na Edufes, utiliza-se a notação “n.” para abreviar a palavra número em todas as suas ocorrências, e não “nº”. No nome de legislações, sempre se coloca essa abreviação antes do número que designa a lei, decreto, emenda etc., inclusive nas referências.

Pontuação

No que tange citações diretas e diálogos, os temas estão tratados com mais detalhes em seções específicas (ver Citações e a seção “Diálogos” em Hífen, traço médio, travessão e aspas).

Inicial maiúscula

a. depois de ponto-final

b. depois de ponto de interrogação

c. depois de ponto de exclamação

d. depois de reticências no final de uma sentença com sentido completo:

Eu choro todos os dias… Não posso aguentar a perda do meu marido!/ Lá vem ele de novo… Quando chegar aqui, eu vou embora./ Perdeu muito naqueles anos: dinheiro, dignidade, família… Encontrei-o muito tempo depois e ainda não havia se recuperado totalmente.

e. depois de dois-pontos que introduzem enumeração com alíneas que apresentam orações completas para desenvolver uma ideia:

Aqui vão algumas perguntas que servem de reflexão:

a) Quantas laudas (ou qualquer outra unidade de medida que você resolva adotar) eu reviso por hora?

b) Quantas horas eu gostaria de trabalhar por dia?

c) Quanto preciso ganhar para cobrir custos e reinvestir?

d) Quantas semanas de férias eu gostaria de ter?

e) Qual é minha experiência?

f) Que tipo de cliente eu gostaria de alcançar?


As “Instruções para a organização do vocabulário ortográfico da língua portuguesa” assim recomendam o tratamento do assunto:

a) Os nomes próprios personativos, locativos e de qualquer natureza, sendo portugueses ou aportuguesados, estão sujeitos às mesmas regras estabelecidas para os nomes comuns.

b) Para salvaguardar direitos individuais, quem o quiser manterá em sua assinatura a forma consuetudinária. Poderá também ser mantida a grafia original de quaisquer firmas, sociedades, títulos e marcas que se achem inscritos em registro público.

c) Os topônimos de origem estrangeira devem ser usados com as formas vernáculas de uso vulgar; e quando não têm formas vernáculas, transcrevem-se consoante as normas estatuídas pela Conferência de Geografia de 1926 que não contrariarem os princípios estabelecidos nestas "Instruções…".

d) Os topônimos de tradição histórica secular não sofrem alteração alguma na sua grafia, quando já esteja consagrada pelo consenso diuturno dos brasileiros. Sirva de exemplo o topônimo "Bahia", que conservará esta forma quando se aplicar em referência ao Estado e à cidade que têm esse nome.

No tipo de enumeração apresentado nos dois exemplos, as alíneas não são separadas por ponto e vírgula. Ver seção Listas e itens.

Os exemplos utilizados foram extraídos, respectivamente, de Manual de sobrevivência do revisor iniciante e O livro: manual de preparação e revisão.

Inicial minúscula

a. depois da vírgula

b. depois do ponto e vírgula

c. depois do traço médio ou do travessão, funcionando como parêntese:

Além do barroco – intrigas extravagantes, ação intensa e complexa, efeitos de surpresa ou de horror – e do burlesco – personagens vis e realismo familiar contrastando com a grandeza dos temas –, há nas tragédias de Corneille um fundo puramente clássico.

d. depois dos dois-pontos, diante de enumerações, exemplos, explicações:

Adorno lhe aponta um paradoxo: é uma subjetividade que vira objetividade.

e. depois da abertura de parêntese, colchete ou chave no meio de uma sentença:

O movimento artístico mais proeminente na Europa era o futurismo (no período entre 1909 e 1913).

Siglas

Todas as letras em maiúsculas

a. siglas com até três letras:
ONU, CPF, RG, TI, TIC, USP

b. siglas com quatro ou mais letras quando são soletradas:
LGBTQ, UFRJ, PRPPG, BNDES

Inicial maiúscula

a. siglas com quatro ou mais letras, quando são pronunciáveis como uma palavra:

Unesco, Unicef, Pisa, Ufes, Crea, Progep

Exceções

Algumas siglas fogem às regras ou são difíceis de classificar em uma categoria ou outra. Nesses casos, respeita-se a forma consagrada ou adota-se aquela que for considerada mais conveniente pelo preparador, com atenção à padronização ao longo de todo o texto:

UnB, ProJovem, LexML, ICMBio, CNPq, ProInfo, MoMA, BnF, UFBa, UFMAd

Sumário
Fechar
Sign in