Olá. Como podemos ajudar?

Introdução

Há uma grande diferença entre uma passagem de escrita coerente e a ostentação da erudição, um diário de pensamentos ou uma versão publicada de anotações.

(Pinker, Steven. Guia de Escrita: como conceber um texto com clareza, precisão e elegância. Tradução de Rodolfo Ilari. São Paulo: Contexto, 2016. E-book, p. 297)

A Edufes segue padrões próprios para a produção dos livros, amparados nas práticas da maior parte das editoras universitárias, e tem a ABNT como uma das bases fundamentais para a edição das obras.

Então, para tornar o processo de produção da obra mais rápido e eficaz, pede-se aos autores/organizadores que leiam atentamente esta seção, adequando os originais propostos aos padrões exigidos antes de seu envio.

O que publicamos

A maior parte dos livros produzidos pela Edufes tem caráter técnico-científico e é destinada ao público acadêmico, de graduação, pós-graduação e pesquisadores em geral.

A Edufes não publica periódicos nem anais de eventos científicos.

Onde distribuímos

Os livros impressos são comercializados pela Livraria da Ufes, e as versões digitais das obras são disponibilizadas gratuitamente no Repositório Institucional da Universidade (repositório.ufes.br), promovendo-se assim a socialização do conhecimento produzido pela Editora.

Quem pode publicar

Para submeter uma obra técnico-científica à Edufes é necessário que pelo menos um dos autores/organizadores tenha vínculo institucional com a Ufes, na qualidade de:

  1. servidor técnico;
  2. servidor docente;
  3. estudantes egressos de pós-graduação (até dois anos após a data de defesa).

Estudantes podem propor apenas o texto de sua tese ou dissertação e devem adequar o conteúdo do trabalho ao formato de livro.

A remuneração do proponente

O autor que publica pela Edufes recebe como remuneração 10 % da tiragem, porém, se o livro for publicado apenas no formato digital, o autor não fará jus a nenhum tipo de remuneração, já que a Editora disponibiliza as obras digitais gratuitamente no Repositório Institucional da Universidade.

Como publicar

A Edufes publica livros acadêmico-científicos de docentes e técnicos da Ufes, de todas as áreas do conhecimento.

Os originais submetidos são analisados pelo Comitê Técnico, pelo Conselho Editorial e por pareceristas ad hoc, que consideram os critérios de qualidade, relevância e inovação recomendados pela Proposta de classificação de livros da Capes.

Como submeter um original para avaliação?

Existem duas maneiras de publicar uma obra pela Edufes.

Editais de seleção

A principal modalidade de submissão é via inscrição em nossos editais. As obras selecionadas por meio dos editais são publicadas pela Edufes sem custo para os autores e organizadores. Toda a produção (preparação de texto, projeto gráfico, capa, diagramação, revisão) é realizada pela nossa equipe de revisores e designers.

Obras com recursos próprios

A segunda modalidade de submissão é destinada a obras que tenham verba de origem pública (recursos institucionais ou de editais de fomento, por exemplo) para custeio da produção (preparação de texto, capa, diagramação, revisão) e da impressão do livro.

Nessa segunda modalidade:

  • a Edufes publica somente até quatro obras por ano;
  • o autor/organizador é o responsável por contratar revisores, designers e gráfica para produzir e imprimir o livro;
  • a produção passa por supervisão dos revisores e designers da Edufes para garantir o atendimento aos nossos padrões editoriais;
  • a Edufes fica com no mínimo 20% da tiragem impressa, para divulgação da obra e comercialização pela Livraria da Ufes;
  • a versão digital deve ser disponibilizada gratuitamente no Repositório da Ufes.

A segunda modalidade de submissão é destinada a obras que tenham verba de origem pública (recursos institucionais ou de editais de fomento, por exemplo) para custeio da produção (preparação de texto, capa, diagramação, revisão) e da impressão do livro.

  1. a Edufes publica somente até quatro obras por ano;
  2. o autor/organizador é o responsável por contratar revisores, designers e gráfica para produzir e imprimir o livro;
  3. a produção passa por supervisão dos revisores e designers da Edufes para garantir o atendimento aos nossos padrões editoriais;
  4. a Edufes fica com no mínimo 20% da tiragem impressa, para divulgação da obra e comercialização pela Livraria da Ufes;
  5. a versão digital deve ser disponibilizada gratuitamente no Repositório da Ufes.
Sumário
Fechar
Sign in