Olá. Como podemos ajudar?

Etapas do fluxo de produção

Estando o original aprovado e tendo o autor enviado o e-mail de anuência aos termos do contrato e tomado ciência dos processos da produção editorial, o livro será inserido no planejamento para a publicação.

A Seção de Administração deixa a obra disponível para a Seção de Edição e Revisão de Textos transferindo a pasta da obra com todos os arquivos, em sua última versão enviada pelo autor à Editora, de Rede > Edufes > Pré-análise para Rede > Edufes > Fila para preparação.

Com vistas a agilizar a publicação e melhorar as edições, a Edufes informa aos autores/organizadores que as propostas aprovadas seguirão algumas etapas nas quais necessitam contar com a participação deles.

Preparação e revisão

Os originais submetidos à Edufes passam por duas leituras na Seção de Edição e Revisão de Textos, a primeira, durante a etapa de preparação, assim que entram para a produção e a segunda, denominada revisão final, depois da realização do projeto gráfico.

O preparador

O preparador é um leitor qualificado da obra, e as alterações realizadas por ele visam a contribuir com a publicação de um texto correto, claro e eficiente para seus propósitos e a padronizá-lo segundo as normas editoriais da Edufes.

Aprovação do autor

Após o processo de preparação, o autor terá acesso ao texto, momento em que as alterações, dúvidas e sugestões indicadas pelo preparador lhe são enviadas para discussão e esclarecimento. É também a última oportunidade de o autor sugerir modificações textuais, se acaso ainda houver necessidade.

Projeto gráfico

Embora a editora busque satisfazer o autor, cabe ao profissional da Editora a escolha do formato e das fontes tipográficas mais adequadas. Também a decisão sobre a capa é critério da Edufes, que tem autonomia na realização do projeto gráfico, feito por profissionais bem qualificados.

Aprovação do autor

O autor terá contato com a Seção de Design, que lhe enviará capa e projeto gráfico para aprovação. Ele receberá uma cópia em PDF do livro para revisar aspectos referentes ao texto editorado, verificar os últimos ajustes da revisão e aprovar a capa. Depois, ele deverá autorizar por e-mail a impressão do livro.

E se o autor quiser fazer sugestões…

Eventuais sugestões de alteração dadas pelos autores serão feitas se julgadas pertinentes pela Direção da Edufes e pela equipe de designers.

Não exclua o arquivo PDF com o leiaute dos vales após a impressão dele para que se mantenha um controle dos vales emitidos

Ao enviar o arquivo para impressão, caso haja a possibilidade de imprimir frente e verso dos vales automaticamente, escolha a opção de imprimir “No sentido da borda menor”

Marketing e comercialização

O papel do autor no marketing

Com o intuito de facilitar o acesso da sociedade à produção acadêmica, a Edufes incentiva o autor a colaborar com a divulgação de seu livro, a fim de promover um diálogo com os potenciais leitores e pares, produzindo material para o marketing da obra (artigos, textos, postagens em mídias sociais) e participando de eventos (lançamento individuais e coletivos, rodas de conversa, entrevistas), que serão concertados com a Livraria e a equipe de Marketing da Edufes.

Plano de marketing

Ele é celebrado com uma reunião de equipe convocada pelo diretor da Edufes em que se anunciam todos os livros que entraram para o fluxo de produção e se definem os critérios para o trabalho, como prazos, orçamentos, pedidos do autor, tratamento do texto, estratégias para o plano de marketing e comercial, lançamentos e o que mais a obra demandar para ser gerada como produto de qualidade.

Em resumo

As etapas a serem realizadas para fixação do contrato e inclusão do livro no fluxo de produção são:

1. envio do texto retificado pelo autor (quando couber);
  2. verificação dos ajustes realizados pelo Comitê Técnico;
  3. redação do contrato;
  4. envio por e-mail do contrato e das etapas de produção da obra ao proponente;
  5. aceite do proponente por e-mail;
  6. anúncio à equipe da entrada do livro na linha de produção;
  7. elaboração do cronograma;
  8. inclusão da obra na fila de espera para a preparação de texto. A partir desse momento, é importante manter o autor atualizado sobre o status de produção da obra e dirimir dúvidas com ele, quando necessário, inclusive convidando-o a ir à Editora quando convier.
Sumário
Sign in