Olá. Como podemos ajudar?

Cronograma

No anúncio das obras que entraram na linha de produção, estabelece-se um cronograma.

Para que serve

Ele contribui grandemente para que o fluxo se desenvolva com tranquilidade, na medida em que permite às equipes se prepararem com antecedência para executar as tarefas relativas à produção, divulgação e venda das obras, além de oferecer maior transparência ao proponente do original sobre a edição de seu livro.

Além de manter um controle dos prazos, um cronograma bem elaborado serve como histórico do projeto de produção de um livro, concentrando todas as informações pertinentes a sua produção, como tempo de desenvolvimento e colaboradores envolvidos, em um único documento.

Mantendo essas informações facilmente acessíveis para todos é possível fazer projeções para os projetos semelhantes, dar maior autonomia à equipe, prevenir erros, escolher os colaboradores mais adequados para determinado trabalho e determinar o tempo necessário para a realização de um projeto.

Essa, portanto, é uma ferramenta importante para a organização do trabalho da Editora, mas não um mecanismo estanque, que não possa ser revisto e ajustado, sobretudo se não estiver refletindo a realidade.

Como se faz

Ao elaborar o cronograma do projeto de um livro, é importante:

  1. estabelecer um responsável pelo controle do projeto;
  2. inserir os dados de registro da obra exatamente como ela aparece no livro para facilitar a conferência das informações;
  3. contar os prazos por números de dias, levando em consideração feriados, fins de semana, licenças e férias dos colaboradores;
  4. estabelecer a provável data de lançamento para orientar o marketing.

Prazo apertado

Não é recomendável pular qualquer etapa da produção do livro, mas, em caso de prazo apertado e irrevogável, é menos danoso, por exemplo, fazer apenas a revisão, depois do texto diagramado, do que só a preparação.

Todas as decisões, portanto, são tomadas com base no cronograma e na flexibilidade dos prazos.

Sumário
Fechar
Sign in