Olá. Como podemos ajudar?

Apresentação do original

Os originais técnico-científicos propostos para publicação na Edufes devem ser inéditos e apresentados com as especificações descritas a seguir.

  • Arquivo Word do original, nomeado com o título da obra, contendo as seguintes partes:
    1. nome da obra e do(s) autor(es)/organizador(es) (página 1);
    2. dedicatória e epígrafe (elementos não obrigatórios);
    3. sumário (apenas com os títulos na ordem em que aparecem no livro, sem indicativos numéricos, a palavra “capítulo” ou a indicação da página);
    4. apresentação e/ou prefácio (do próprio autor/organizador ou de terceiros);
    5. corpo do original (introdução, desenvolvimento do tema e conclusão);
    6. referências das obras citadas no corpo do texto, de acordo com a ABNT;
    7. em obras de coautoria, seção intitulada “Sobre os autores”, trazendo uma minibiografia de todos eles;
    8. outros elementos textuais facultativos que o autor achar pertinente (posfácio, glossário, lista de ilustrações, anexos, apêndices).

Os nomes introdução e a conclusão não precisam ser os designativos das seções correspondentes. Cabe ao autor decidir como intitulará as partes de seu texto.

  • Arquivo Word, nomeado como “Minibio_Título da obra”, da minibiografia do(s) autor(es)/organizador(es), com, no máximo, 1.000 caracteres com espaço, ou com, no máximo, 500 caracteres com espaço, se o autor quiser incluir uma foto, para constar na orelha do livro.
  • Arquivo da foto do autor (opcional), nomeado como “Foto_Nome do autor/organizador”, em formato JPG, TIF ou EPS, com resolução mínima de 300 dpi para obras impressas, e 1.200 para e-books (formato ePub).
  • Arquivo Word, nomeado como “Orelha_Título da obra”, com texto de orelha de apresentação, contendo 1.000 caracteres, no máximo.
  • Arquivo Word, nomeado como “Quarta capa_Título da obra”, com texto de quarta capa, do próprio autor/organizador ou de terceiros, com entre 800 e 1.000 caracteres.
  • Arquivo de todas as imagens contidas na obra, nomeadas com o mesmo título que receberam no corpo do texto, em formato JPG, TIF ou EPS, com resolução mínima de 300 dpi para obras impressas e 1.200 dpi para e-books (formato ePub), acompanhadas de seus respectivos créditos.
  • Arquivo Word com uma lista de palavras sugeridas pelo autor para composição de índice remissivo.

A numeração progressiva não é recomendada para a maior parte dos livros. Ela convém em pouco casos (livros didáticos, por exemplo). Se seu uso tiver de ser adotado por questões didáticas, recomenda-se a inclusão da numeração até a seção terciária (ex.: 1.1.1) no máximo.

Identificação das figuras

Havendo imagens no corpo da obra, além de entregues em arquivo digital separado, com a qualidade e as especificações mencionadas anteriormente, elas são incluídas no miolo, ainda que em menor qualidade, para identificar sua localização correta no texto.

Todas as figuras, tabelas, quadros, ilustrações trazem título acima. Ele define o conteúdo apresentado e é antecedido de palavra designativa do elemento, seguido de número que indica sua ordem de aparição no texto (Quadro 1, Tabela 3). Abaixo, insere-se a fonte, que identifica a origem da figura, em corpo menor. Se algum quadro, figura etc. houver sido elaborado pelo próprio autor/organizador e for inédito, a fonte traz a informação “Elaboração própria”. Não sendo inédito, a indicação da fonte remete à obra (listada nas referências) em que o elemento foi publicado originalmente. Exemplo:

Fonte: Vargas (2020, p. 16).

Fotografias e ilustrações de obras de arte que não estejam em domínio público devem vir acompanhadas de autorização para reprodução assinada por seu autor e/ou responsável pelo acervo de que faz parte.

Mesmo quando a fonte (site/base de dados/acervo digital) para a obtenção da imagem é seu próprio autor, essa informação deve ser fornecida abaixo da imagem.

É obrigatório dar o crédito em caso de fotografias/obras de arte. Ele pode contar junto com a informnação da fonte.

Se a imagem for do próprio autor da obra, inclui-se a informação na fonte da imagem, da forma que melhor convier para a identificação de autoria:

Fonte: Fotografia de acervo pessoal, capturada pelo autor em 2021.

Não se utilizam imagens de pessoas não públicas sem a devida autorização. O direito à imagem pessoal é atributo irrenunciável da personalidade, e seu uso precisa ser devidamente autorizado pelo retratado ou, quando se trata de alguém já falecido, pelos seus familiares até o quarto grau de parentesco.

Referências

As citações e referências seguem os padrões da ABNT descritos em NBR 10520/2002 e NBR 6023/2018, respectivamente. Orienta-se não incluir referências de obras que não foram efetivamente citadas no texto.

Coletâneas e coautorias

No caso de coautoria ou coletânea, é responsabilidade do proponente do livro, e não da Editora, padronizar os capítulos do livro, de modo que, além de articulados entre si, estejam adequados às normas de publicação e apresentem estrutura/redação uniforme e a mesma forma de citação e de referência.

Nesses casos, o organizador, primando pela qualidade do trabalho, assegura a disposição equilibrada das contribuições excluindo capítulos com menor qualidade, relevância ou integração ao todo da obra. Quando necessário, o livro é dividido em partes com um título próprio.

Em textos resultantes de estudos realizados por grupos de pesquisa, convém observar se não há duplicidade de conteúdo. Muitas vezes, os autores repetem informações sobre metodologia, lócus e corpus do estudo e origem e características do grupo. O proponente do original precisa eliminar de todos os artigos partes em que as informações sobre o estudo estiverem repetidas e desenvolver um texto único sobre o assunto na apresentação da obra.

Os capítulos devem ser entregues compondo um documento único de Word, com as configurações exigidas para a edição no formato de livro (sumário, apresentação, seção “Sobre os autores”), de maneira clara e organizada.

Cabe ao organizador ainda:

  1. acompanhar todas as etapas pelas quais o livro passará;
  2. garantir que a seção sobre os autores traga os dados atualizados – adotando um padrão mínimo entre elas – e listados em ordem alfabética;
  3. supervisionar os prazos de devolução e o cumprimento das orientações estabelecidas no momento da apreciação dos textos revisados e enviados para maior agilidade e esclarecimento de dúvidas.

Textos resultantes de trabalhos acadêmicos

Obras resultantes de dissertação ou tese devem ser adaptadas para o formato de livro. Anexos, apêndices, listas de tabelas e excessivas notas de rodapé, se houver, são reduzidos ao mínimo ou eliminados.

Não se inclui uma seção independente no livro para os agradecimentos; eventuais pessoas a quem o autor queira agradecer são mencionadas no prefácio ou na apresentação do livro.

Excepcionalmente, pode-se manter uma seção de agradecimentos no fim do livro.

Antecipações sobre o tema tratado ao longo de cada capítulo – características de seções que tratam de metodologia do trabalho – e repetições de trechos são eliminadas.

O excesso de citações diretas, o uso de remissivas no corpo do texto (ver capítulo tal etc.) e a redação com o plural majestático (nós realizamos esta pesquisa; nosso trabalho se volta) são desaconselhados.

O título também não precisa, e geralmente não deve, ser o mesmo do trabalho acadêmico, evitando-se os subtítulos intermináveis; em princípio, ele apresenta três principais características: clareza, concisão e atratividade.

Cuidado com a língua

Orienta-se fortemente que o texto seja revisado antes de enviado à Edufes.

Grandes mudanças no texto são feitas pelo autor antes de enviar o material. Ainda que necessariamente o texto vá sofrer mudanças depois de aceito, pois passará pelos processos de preparação e revisão da Editora, qualquer mudança muito drástica, como remoção de capítulos ou reelaboração de trechos muito longos, atrapalham o fluxo, que correrá com maior tranquilidade se esse tipo de intervenção não tiver de ser feito.

Idioma de publicação

É recomendável que o livro venha inteiramente em português. Se houver citações em língua estrangeira, elas são traduzidas (colocar o trecho original, se necessário, numa nota de rodapé).

Eventuais artigos em outro idioma são acompanhados de sua tradução.

Formatação

Todos os textos apresentam a seguinte formatação:

  1. margens de 2,5 cm nas bordas superior e inferior e de 3 cm nas laterais no formato papel A4;
  2. fonte Times New Roman;
  3. espaçamento de 1,5 pt;
  4. no corpo do texto: tamanho 12, alinhamento justificado;
  5. nas citações com mais de três linhas: tamanho 11, alinhamento justificado e recuo de 4 cm da margem esquerda;
  6. nas notas de rodapé, notas ou fontes de figuras, quadros, tabelas, ilustrações etc.: tamanho 10;
  7. eventuais gráficos e tabelas em formato editável, preferencialmente construídos no Excel e no Word, respectivamente;
  8. tabelas, figuras, quadros e gráficos têm sua identificação na parte superior, com um nome que os descreva, antecedido pela sua designação e numeração sequencial em negrito, e com indicação da fonte.
Formato do papelA4 (21 cm x 29,7 cm) 
Tipo da fonteTimes New Roman 
Alinhamentojustificado 
Margenssuperior e inferior2,5 cm
Margensdireita e esquerda3,0 cm
Tamanho da fonteCorpo do texto, títulos de tabelas, ilustrações etc.12 n
Tamanho da fonteCitações com mais de 3 linhas11
Tamanho da fonteNotas de rodapé, legendas, fontes e notas de tabelas, gráficos etc.10
EspaçamentoEm todo o texto (incluindo notas, citações etc.)1,5 cm
RecuoCorpo do texto, título de tabelas, quadros etc.0 cm
RecuoCitações com mais de 3 linhas4 cm da margem esquerda
RecuoNotas de rodapé, legendas e fontes de tabelas, gráficos etc.0 cm

Para outras informações sobre a composição de uma obra publicada pela Edufes, ler a seção “A estrutura do livro”.

Sumário
Fechar
Sign in