Olá. Como podemos ajudar?

Análise da obra

As obras submetidas à Edufes passam por três instâncias de avaliação de seu mérito antes de serem aprovadas para publicação: o Comité Técnico da Edufes, dois pareceristas ad-hoc e o Conselho Editorial. O primeiro analisa os aspectos técnicos da obra e a adequação do conteúdo às normas exigidas para a submissão, o segundo avalia os aspectos científicos, ou seja, qualidade, relevância, inovação e impacto dentro da área de pertencimento do original, e o terceira avalia aspectos financeiros e os pareceres, para, com base no mérito científico e técnico, aprovar ou não a publicação de uma obra.

Comité Técnico da Edufes

Uma análise preliminar da obra é realizada pelo corpo técnico atuante nos quatro segmentos da Editora (Seção de Administração, Seção de Edição e Revisão de Textos, Seção de Design e Livraria), a fim de, com base nos pré-requisitos exigidos para a submissão, na adequação do tema, do conteúdo e da estrutura formal, no possível público alvo, no atendimento à linha editorial e na relevância social e comercial da obra, avaliar a pertinência ou não da submissão do original a pareceres especializados.

Prezando pela uniformidade do trabalho, cada setor designará um profissional para realizar a pré-análise, que fará parte do Comitê Técnico, responsável por essa etapa. É possível, e desejável, que, se tiver dúvidas, o colaborador de um setor solicite o parecer de seus pares durante a realização a tarefa.

Seção de Administração da Edufes

É responsável por verificar se os critérios de submissão listados a seguir foram atendidos e por remeter todo o material necessário para a confecção do livro aos outros setores:

  1. documentos pessoais (cópia digital de documento original com foto);
  2. vínculo institucional do proponente com a Ufes;
  3. ficha de inscrição preenchida;
  4. termos de cessão de direitos de imagens presentes na obra que não se enquadrem nas limitações de direitos autorais previstas em lei;
  5. entrega dos arquivos de texto em formato .doc ou .docx do Word;
  6. entrega das imagens em arquivo à parte, com o devido crédito para cada uma delas.

Eventuais dúvidas sobre a documentação e os arquivos exigidos do proponente no ato da submissão podem ser dirimidas com uma consulta à seção Submissão do original. Se qualquer uma das exigências não houver sido cumprida, o colaborador da Seção de Administração entra em contato com o autor por e-mail, indicando os problemas a serem sanados. Se cumpridos todos os critérios, uma pasta com o título principal da obra, contendo todos os arquivos descritos no item Apresentação do original e o contato do autor, será criada e incluída em Rede > Edufes > Pré-análise.

Seção de Edição e Revisão de Textos

Verifica:

  1. a integralidade dos arquivos do original, incluindo prefácio/apresentação, textos de orelha, quarta capa, referências etc.;
  2. atendimento às especificações de formato e conteúdo previstas nas normas da Editora (verificar a seção “Apresentação do original”);
  3. adequação das referências às normas da ABNT;
  4. adequação do título;

Embora se possa aprovar um original com títulos longos e pouco atrativos, sugere-se ao autor, nesses casos, que elabore algo interessante, preciso e conciso. É importante ainda que o título proposto seja inédito.

  1. ineditismo do original.

Cabe verificar ainda se oriundos de teses e dissertações submetidos à Editora não estão incluindo o orientador como coautor, o que contraria os princípios de edição adotados na Edufes.

Seção de Design

Observa:

  1. se gráficos e tabelas são editáveis;
  2. a qualidade das imagens enviadas.

Seção de Livraria e Comercialização

Elabora um pequeno relatório com algumas informações para análise da Editora quanto ao interesse sobre a obra com os seguintes dados:

f. observações adicionais (quando convier).

  1. título do original proposto;
  2. autor/organizador do original;
  3. lista de outros livros do mesmo autor/organizador à disposição na Livraria;
  4. lista de outros livros sobre o tema à disposição na Livraria;
  5. relatórios de vendas dos livros já existentes sobre o tema ou do mesmo autor/organizador;
  6. observações adicionais (quando convier).

Se o livreiro achar pertinente, ele inclui informações adicionais com seu parecer sobre a relevância e a viabilidade comercial do original proposto.

Resultado da análise

Após a análise, os colaboradores das seções de Revisão e de Design enviam, cada um, uma mensagem à edufes@ufes.br com o título “Análise de Título do original (aprovado)” ou, caso o original não tenha atendido os critérios previstos, com o título “Análise de Título do original (reprovado)”, acompanhado de um relatório, no corpo da mensagem, sobre a análise realizada. Se o original for reprovado, os critérios não atendidos são descritos objetivamente no corpo da mensagem.

O colaborador da Livraria da Ufes envia uma mensagem à edufes@ufes.br com o título “Análise de Título do original”, incluindo, no próprio corpo da mensagem, as informações requeridas. Se alguma inconsistência em relação aos critérios da Edufes, analisados nas seções de Administração, Revisão e Design, for encontrada no original, a Seção de Administração envia e-mail ao proponente indicando as adequações que precisam ser feitas para que se realize nova submissão do original.

Livros que necessitem de ajustes, ao serem reenviados pelo autor/organizador, vão para o final da fila de submissões para passarem por nova pré-análise em que se verificará se as adequações necessárias foram realizadas.

Se, durante a pré-análise, verificar-se que todos os critérios estabelecidos na seção Submissão do original foram cumpridos, a Seção de Administração envia e-mail informando que o título foi aprovado na pré-análise e será enviado a pareceristas para avaliação.

Parecer ad hoc

Os títulos aprovados na pré-análise são submetidos à avaliação de pelo menos dois pareceristas ad hoc, pertencentes à área de interesse e de competência reconhecida no meio acadêmico-científico.

Para isso, a Seção de Administração gera um arquivo PDF do original, desidentificado, e o envia ao parecerista com um formulário para preenchimento do parecer e o relatório feito pela Livraria da Ufes. O parecer avalia as seguintes características da obra:

  1. a qualidade (peso 4):
    • clareza e objetividade do conteúdo no que se refere à proposição, exposição e desenvolvimento dos temas tratados;
    • rigor científico (estrutura teórica);
    • precisão de conceitos, terminologia e informações;
    • senso crítico no exame do material estudado;
    • bibliografia que denote amplo domínio de conhecimento;
    • qualidade das ilustrações, linguagem e estilo.
  2. a relevância (peso 3):
    • contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico da área de conhecimento;
    • contribuição para a resolução de problemas nacionais relevantes;
    • atualidade da temática.
  3. a inovação (peso 2):
    • ineditismo do estudo;
    • originalidade na formulação do problema de investigação;
    • caráter inovador da abordagem ou dos métodos adotados;
    • contribuição inovadora para o campo do conhecimento ou para aplicações técnicas.
  4. a potencialidade do impacto (peso 1):
    • circulação e distribuição prevista;
    • possíveis usos no âmbito acadêmico e fora dele.

O parecerista pode ainda fazer sugestões específicas, de caráter técnico, para a melhora do material (redução de tamanho, alteração da ordem dos capítulos, inclusão de ilustrações, novo título), mas não serão consideradas sugestões de mudanças relativas ao desenvolvimento do conteúdo, que impliquem inclusão de mais texto.

A partir da avaliação realizada, o parecerista atribui uma nota ao original, de 0 (zero) a 10 (dez) pontos. Obras que tenham pontuação abaixo de 7 (sete), considerando a média dos pareceres, não serão aprovadas para publicação.

Após os pareceres, é feita uma classificação, conforme a grande área a que pertence a obra, com base na média das notas atribuídas. As obras e a classificação seguem então para homologação, ou não, do Conselho Editorial da Edufes.

Conselho Editorial

O Conselho Editorial da Edufes é formado por doze membros, dos quais dez são indicados pelos departamentos dos centros de estudos da Ufes, um é o secretário de Cultura da Universidade e outro, membro da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Há um décimo terceiro membro, que é o Diretor da Edufes, cumprindo o papel de presidente do Conselho.

Os membros se reúnem para definir as políticas editoriais da Editora e fazer a consideração das obras classificadas mediante a avaliação feita pelos pareceristas. A decisão do Conselho Editorial sobre a publicação ou não de uma obra é final e soberana, embasada nos pareceres técnicos, e será amplamente divulgada nas redes da Editora.

O Conselho pode condicionar a publicação de um original à realização de ajustes recomendados pelos pareceristas ou pelo Comitê Técnico da Edufes, a serem feitos antes que o livro entre para a produção. Nesses casos, a Seção de Administração é responsável por instruir o proponente do original a realizar as alterações necessárias, mas toda a equipe da Editora se põe à disposição para ajudar o autor nessa tarefa, caso ele necessite.

Sumário
Fechar
Sign in